Continue reading " />

Zeladora encontra tesouro escondido em biblioteca alemã

Alemã descobriu 170 moedas raríssimas dentro de uma caixa largada na biblioteca onde trabalha. Pelo achado, ela receberá uma promoção e quem sabe até algum dinheiro

Publicado originalmente na revista Época Negócios

 

Reprodução Internet

Por essa Tanja Höls não esperava. A zeladora da biblioteca pública da cidade de Passau, no estado da Bavária, na Alemanha, encontrou uma caixa cheia de moedas durante seu turno de trabalho na semana passada. O achado, na verdade, pode ser chamado mais precisamente de tesouro. Com milhares de anos, as moedas encontradas podem valer milhões.

“A caixa não parecia nada demais, lembrava uma caixa de joias, com muitas gavetinhas por dentro”, disse Tanja ao site alemão The Local. O que parecia despretensioso no início, logo tornou-se motivo para espanto e excitação.

A biblioteca onde Tanya trabalha acredita que a coleção encontrada pela funcionária, com cerca de 170 moedas, provavelmente pertencia a príncipes locais, que esconderam o tesouro no estabelecimento no início do século 19 para evitar pagar impostos, segundo o Huffington Post.

 

As moedas de ouro e prata foram identificadas como sendo do período da Antiguidade Greco-Romana e do Império Bizantino, de acordo com o German Herald. Medalhas do período barroco e da era napoleônica também estão entre as preciosidades encontradas.

Tanja contou que já havia passado pela caixa inúmeras vezes antes de decidir abri-la. Sua curiosidade será agora recompensada. “Ela foi muito honesta, uma brilhante historiadora e ótima detetive. Com certeza, vamos promovê-la para curadoria do museu e estamos discutindo também um prêmio adequado para oferecer”, afirmou um porta-voz da instituição à revista Der Spiegel. Bem que a parte dela poderia vir em dinheiro, não acha?

 

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Patrimônios mundiais ameaçados pelo aquecimento global | Todo o conteúdo | DW | 01.06.2017 fb.me/1z6DnBGso

Infográfico: 'Lima Barreto - triste visionário', de Lilia Moritz Schwarcz – Hiperliteratura fb.me/1usgm47tT

Família "superdotada" tem garoto formado aos 14 e irmão na faculdade aos 11 educacao.uol.com.br/noticias/2017/… via @UOLEducacao @UOL

USP livros raros destaques que podem ser consultados e baixados gratuitamente nexojornal.com.br/expresso/2017/… via @nexojornal

3.000 livros raros da Biblioteca Brasiliana da USP estão disponíveis para download fb.me/1f1o5WTvB

MEC vai aumentar controle sobre avaliação de livros didáticos fb.me/sYjacNpu

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865