Continue reading " />

Uma luta em versos

Lei Maria da Penha ganha adaptação para o cordel, com versos cheios de sensibilidade do cantor e repentista Tião Simpatia. O livro será lançado às 19 horas, na Livraria Cultura

Uma das mais importantes conquistas das mulheres brasileiras nos últimos anos, a Lei Maria da Penha ganha versão para a literatura de cordel. Os versos são do cantor, compositor e repentista, Tião Simpatia.

O poeta cearense atendeu à solicitação de Maria da Penha, militante anti-violência doméstica que inspirou a criação da legislação, com quem já havia trabalho em outro ocasião, quando foi convidado a musicar a Lei. A canção gravada por Tião, acompanhado apenas de seu violão, foi adotada como tema da campanha, no segundo aniversário da Lei Federal.

Livro

O projeto atual, portanto, dá continuidade à parceria. O livro “A lei Maria da Penha em Cordel” tem por objetivo de permitir a compreensão dos artigos da lei, de maneira simples.

Os versos do cordelista explicam com o lirismo de rimas quanto podem ser pesadas as sanções penais para aqueles que ousam violar a integridade da mulher. No ritmo do cordel, a lei se abre à leitura de todos que, por um ou outro motivo, não tenham acesso à ela. Servindo como um importante material pedagógico e literário. “A lei Maria da Penha/ Está em pleno vigor/ Não veio para prender homem,/Mas para punir agressor/ Pois em mulher não se bate/ Nem mesmo com uma flor”, verseja Tião. “A violência doméstica tem sido uma grande vilã/ E por ser contra a violência/ Desta lei me tornei fã/ Pra que a mulher de hoje/ Não seja uma vítima amanhã”, recita.

O livro será lançado hoje, às 19 horas, na Livraria Cultura. A edição é do Armazém da Cultura, em parceria com o Instituto Maria da Penha, A editora lançou, no ano passado, a autobiografia da militante (“Sobrevivi, Posso Contar”).

Lei

Maria da Penha Maia foi o caso homenagem à lei 11.340. Ela foi espancada de forma brutal e violenta diariamente pelo marido durante seis anos de casamento. Depois de muitas lutas, ela conseguiu transformar sua dor em vitória, com a elaboração e o vigor dessa lei que garante os direitos da mulher brasileira.

Poesia 
A lei Maria da Penha em Cordel 
Tião Simpatia

Armazém da Cultura
2011
20 páginas
R$ 15

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1079475.


As últimas do Twitter:

Em breve oitava edição em 20 anos de publicação do livro #HistóriadoCeará , autoria Prof. Aírton de Farias fb.me/1fyFGNoAD

À espera do Irma, empresário desabafa e relato comparando RJ a Miami viraliza @UOL noticias.uol.com.br/internacional/…

Focos de poesia no Brasil. Que tal acrescentar o seu grupo? Veja o app abaixo . fb.me/wVmVwvMr

Aniversário Armazém da Cultura: 8 aninhos 🍾🍀 pic.twitter.com/ToanE0qLCJ

Twitter Media

Publishnews indica uma alta por obras de autoajuda e infantojuvenis. Autor mais vendido:Edir Macedo nexojornal.com.br/grafico/2017/0… via @nexojornal

Por que Jane Austen ainda é tão lida, 200 anos depois de sua morte? fb.me/7BXt1iyiK

Por que Jane Austen ainda é tão lida, 200 anos depois de sua morte? www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2… via @folha

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865