Continue reading " />

Um herói da terrinha : Capitão Rapadura-40 anos

 

Entre nerds e otakus

zoeira@diariodonordeste.com.br

16.11.2013

Um herói da terrinhaO herói cearense Capitão Rapadura criado pelo cartunista Mino ganha coletânea em homenagem ao seus 40 anos

Vindo de outro planeta, um bebê atravessa o universo em sua espaçonave e cai na Terra. A narrativa é clássica, mas não estamos falando do homem de aço que caiu nos Estados Unidos.

O herói, que completa 40 anos, encontra na rapadura a força para combater o crime

Estamos falando de um herói cabeça chata, que cresceu no Ceará e que encontra na rapadura a sua força para combater o crime. Criado pelo cartunista Mino, o Capitão Rapadura completa 40 anos em 2013, e esse aniversário tem um presente todo especial para os fãs do personagem.

“Capitão Rapadura – 40 Anos” é uma coletânea de HQs que traz 15 histórias criadas por um total de 25 artistas, entre roteiristas, desenhistas, designers, animadores, dentre outros. A organização do projeto foi realizada pelos integrantes do Fórum de Quadrinhos do Ceará, entidade formada por entusiastas e produtores de HQs do Estado, e custa R$42.

Além das narrativas que trazem versões revisitadas da clássica criação do artista Mino, a coletânea possui uma linha do tempo com os principais momentos desse personagem tipicamente cearense.

Responsáveis

O revisor, roteirista e organizador do projeto, Luís Carlos Sousa, afirma que a reunião dos artistas não tinha como foco, inicialmente, o Capitão. “A ideia inicial era fazer uma coletânea do trabalho de vários artistas cearenses, mas nós do Fórum de Quadrinhos descobrimos que o Capitão estava prestes a completar 40 anos”, afirma. “Consideramos, então, que seria um ótimo tópico para fazer uma edição especial. E deu certo!”, completa.

Sobre a realização o trabalho, Luís aponta certa facilidade na produção. “O Capitão é tão cearense que é impossível não se identificar imediatamente com ele. Assim, você se vê na pele do cara, passando, através dele, por situações tão suas que rapidinho uma história vem”, afirma o também cearense organizador.

O cartunista Mino se diz satisfeito com o que ele chamou de “movimento espontâneo”. “Eu já estava preparando algumas edições do Capitão Rapadura para lançar editorialmente, quando descobri que essa homenagem já estava sendo feita”. O artista enfatizou que o personagem nas histórias ganha o estilo de quem o está desenhando, mas sem deixar sua principal característica de lado: o combate ao crime de uma forma não-violenta.

Presença confirmada

8Nesse final de semana, o Capitão Rapadura alça um voo bem importante. O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), que está sendo realizado em Belo Horizonte, terá o lançamento do livro em homenagem ao herói cabeça-chata.

Capa da edição comemorativa de 40 anos do Capitão Rapadura

“O FIQ é, talvez, a maior vitrine de quadrinhos do Brasil”, aponta Luís. “Lançar o livro no evento não é só levar o personagem para além de nosso Estado, mas é mostrar a quantidade e qualidade de artistas daqui”, conclui. Na capital mineira, o livro “Capitão Rapadura – 40 anos” será lançado às 15h desse sábado, 16, no estande do Fórum de Quadrinhos do Ceará no FIQ.

Aqui no Ceará, o livro será lançado em dois momentos. No dia 26 de novembro no auditório da Biblioteca da Unifor e no dia 30 de novembro na Livraria Cultura. Alguns dos autores da obra estarão em ambos os eventos.

“Capitão Rapadura – 40 Anos” traz histórias coloridas, capa cartonada com brilho e 116 páginas do comedor de rapadura mais poderoso do Brasil e do mundo.

Mais informações

Eventos de lançamento do “Capitão Rapadura 40 anos”

26 de novembro, às 19h, no Auditório da Biblioteca da

Universidade de Fortaleza – 30 de novembro, às 16h, na Livraria Cultura

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865