Continue reading " />

140 caracteres e um mundo inteiro a saber

140 caracteres e um mundo inteiro a saberPara debater a produção literária que se difunde na blogosfera, ocorre hoje, 25, a sexta edição do Encontro de Tuiteiros Culturais de Fortaleza. Saiba quais são os principais perfis de conteúdos culturais no Twitter

O Povo, 25/02/2012

São apenas doses homeopáticas de 140 caracteres e um mundo inteiro de cultura para se beber. Reunidos pela ideia de difundir cultura em seus perfis da rede social Twitter, tuiteiros culturais, como se definiram, saem de trás de seus teclados para discutir a produção literária feita na Internet. O Encontro de Tuiteiros Culturais (ETC) de Fortaleza faz hoje, 25, a sexta edição, a partir das 16 horas, no Armazém Cultural, com o tema “Blogs Literários e o cotidiano do escritor”.

Organizado aqui no Ceará pela jornalista e editora Albanisa Dummar, a jornalista Luiza Helena Amorim e a socióloga Glória Diógenes, nesta edição o evento contará com a presença da escritora Ana Miranda, da blogueira Ana Waleska Maia, do blogueiro Raymundo Netto. O bate-papo terá a mediação do curador do Prêmio Jabuti José Luiz Goldfarb, que coordena nacionalmente o projeto com o editor da Publishnews Ricardo Costa e da consultora Fernanda Musardo.

Hoje, os tuiteiros culturais, que se reuniram primeiro em 2009 em São Paulo e no Rio de Janeiro, estão presentes em 17 cidades brasileiras, além de Barcelona, Turquia e Amsterdam. O que começou com a disseminação de informações e debates sobre cultura e educação, partiu para a vida off-line e no formato de encontros.

“A ideia é que em um bate-papo bem informal a gente amplie as discussões que já são feitas nas redes sociais. E além do debate com as pessoas que estarão presentes, a gente vai transmitir pelo nosso Twitter, o que abre para interação”, adianta Luiza Helena.

Em Fortaleza, cada encontro aborda uma temática. O evento já teve como temas “Rede Socais – uma nova geografia da arte e dos afetos” e empreendedorismo digital. Para o encontro de hoje, a temática relacionada a produção literária pela blogosfera, se aproxima do cerne do movimento, que apesar de, segundo Luiza, abranger diversas linguagens, tem sua base na literatura. “Eixo comum que nos une e nos coloca em ação: espalhar o hábito da leitura por prazer”, é o que explica o manifesto publicado no site do ETC Brasil.

“Serão discutidos questões que permeiam esse universo. Ainda não está fechado o que cada um dos convidados falará, mas será sobre as experiências de escrever para a Internet; o papel das editoras, que ao mesmo tempo que têm uma vitrine maior com a Internet, passam ater problemas de saber encontrar o que vale a pena publicar; além de temas recorrente como as questões propriedade intelectual, plágio”, conta a coordenadora.
 
SERVIÇO
 
VI Encontro de Twitteiros Culturais de Fortaleza
Twitter: @ETC_Fortaleza
Quando: hoje, 25, às 16 horas
Onde: Armazém da Cultura (rua Jorge da Rocha, 154, Aldeota)
Entrada Franca
Outras info.: 3224 9780
 
Dicas

O POVO preparou um lista dos principais perfis que difundem conteúdos culturais no Twitter

1 @pitchforkmedia – twitter oficial do portal de música, ótimo para quem quer saber novidades do universo musical.

2 @RevistaCult – twitter oficial da revista brasileira Cult, fala de cultura nas suas mais diversas manifestações.

3 @Overmundo – twitter do site difusor de cultura de todo o Brasil.

4 @cult_pens – twitter do Programa de incentivo ao debate crítico contemporâneo.

5 @leobrant100 – twitter do pesquisador cultural e empreendedor criativo.

6 @CulturaGovBr – twitter do Ministério da Cultura.

7 @Alessando_M – twitter que escritor Alessandro Martins que vive “de escrever na Internet”.

8 @galenoamorim – twitter do presidente da Fundação Biblioteca Nacional e do Conselho do Cerlalc/Unesco.

9 @CARPINEJAR – twitter do escritor Fabrício Carpinejar, que, entre outras coisas, produz microcontos que cabem nos 140 caracteres.

10 @xicosa – jornalista-escritor e blogueiro da Folha de S. Paulo.
 

Nossa Loja Virtual