Continue reading " />

Sérvulo lança livro e nova exposição

image

O mais recente trabalho é apresentado hoje, às 17h, com bate papo com a escritora Ana Miranda, no Armazém da Cultura

Escultor reconhecido por suas obras-monumento, cunhadas em aço e outros materiais pesados, e por séries engenhosas, como os “Excitáveis”, Sérvulo Esmeraldo está de volta ao papel. Aos 85 anos de idade e mantendo ainda intacta a veia experimental de suas criações, o artista – que iniciou a carreira com xilogravuras – lança, hoje, o livro e a exposição “É pericoloso sporgersi” (É perigoso se expor), reunindo 24 desenhos inéditos, compostos a partir de carimbos.

O lançamento e abertura da mostra é realizada às 17 horas na sede da editora Armazém da Cultura (Aldeota). Na ocasião, Sérvulo participa de um bate-papo sobre sua vida e obra com mediação da escritora Ana Miranda. Os desenhos originais do artista estarão abertos à visitação no salão de exposição da editora. As visitações podem ser feitas diariamente das 8 horas às 18h e devem ser agendas.

No livro, além da reprodução das obras, reúne textos assinados pelo escritor Gilmar de Carvalho, o poeta Eduardo Jorge e pela jornalista Angela Barros Leal. “O projeto surgiu de um desejo de homenagear o artista. Tenho amizade de mais de 30 anos com ele. Sempre admirei sua obra. O livro é composto de três textos de pessoas que também admiram o Sérvulo”, situa Albanisa Dummar Pontes, idealizadora do projeto e responsável pelo Armazém da Cultura.

“É uma narrativa mais íntima, que fala muito do lado particular dele” reforça Dodora Guimarães, curadora do projeto e esposa do artista.

Carimbos

Para Dodora, entre os méritos do novo trabalho, está o uso de uma técnica que até então não havia sido utilizada por Sérvulo, mas que remete aos seus primeiros trabalhos, ainda na década de 1940.

“O interesse é porque há uma alusão à gravura. O início da carreira dele foi como gravador e é uma linguagem da qual ele nunca se distanciou. É uma obra da maturidade com base no trabalho do artista jovem. Mostra o vigor, o lado experimental dele, de estar sempre buscando novas saídas para a arte”, analisa.

Sérvulo Esmeraldo tomou como ponto de partida rolhas de garrafas, que eram esculpidas e utilizadas como base da composições. Os desenhos nasciam dos arranjos feitos com os diversos carimbos. As obras se distanciam da gravura, reforça Dodora, exatamente por serem únicas, impossíveis de serem impressas em série. “Cada desenho é original, não há um repetido, como acontece na gravura. Mas o pensamento dele é que parte do trabalho anterior, como gravador”, define. A técnica foi elaborada em 2010 – um estudo do artista para um trabalho realizado no Museu Lasar Segall.

As obras selecionadas para a exposição foram criadas entre 2011 e 2012, utilizando o mínimo de elementos visuais para chegar a um resultado. Tendo a coerência como uma de suas marcas – como define, em seu artigo, Gilmar de Carvalho – nos desenhos da mostra, Sérvulo ainda consegue ser inovador sem se afastar de sua identidade.

Livro

É pericoloso sporgersi
Sérvulo Esmeraldo

Armazém da Cultura
2015, 84 páginas
R$ 30

Mais informações:

Lançamento do livro “É pericoloso sporgersi”, de Sérvulo Esmeraldo. Hoje, às 17 horas no Armazém da Cultura (Rua Jorge da Rocha, 154 – Aldeota). Contato: (85) 3224.9780

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/servulo-lanca-livro-e-nova-exposicao-1.1199177

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Documentário brasileiro sobre educação é o melhor do ano em premiação em LA fb.me/B3pKUqIb

Fernando Pessoa define filosofia em apenas uma linha: “é a lucidez do intelectual chegando à loucura”.

Palavra de quem é do ramo! twitter.com/bruno_balaco/s…

2018 - Copa do Mundo , recomendado pelo El Pais , que tal ler a História de todas as Copas do Mundo em livro... fb.me/2rV7EIhbR

Dia 2/11, às 16h no @ParquedoCoco , lançamento de livro no Centro de Referência Ambiental da Padre Antônio Tomás . pic.twitter.com/SW2KE7khXj

Twitter Media

#CEARÁSPORTINGCLUBE Últimos exemplares ainda disponíveis à venda no site! fb.me/8atBIWxxo

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865