Continue reading " />

“Sempre um papo” entrevista Ana Miranda sobre o Peso da Luz e Semiramis

ANA MIRANDA é a convidada do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento de dois livros: “Semíramis”, editado pela Companhia das Letras e “O Peso da Luz – Einstein no Ceará”, da Armazém da Cultura. O evento ocorre no próximo dia 26 de maio, segunda-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, com entrada gratuita. O idealizador do projeto, Afonso Borges fará a mediação da conversa.

Com rara habilidade de trazer até o presente o sentimento vivo do passado, Ana Miranda já recriou algumas passagens decisivas da literatura brasileira. No premiado “Boca do Inferno”, dedicou-se às aventuras do inquieto Gregório de Matos na Bahia do século XVII. No igualmente elogiado “A Última Quimera”, debruçou-se sobre a vida e a obra de Augusto dos Anjos (1884-1914). Em “Semíramis”, é a vez de José de Alencar (1829-1877), ícone do Romantismo brasileiro e protótipo do “homem de letras” do século XIX. Ana Miranda fez-se íntima da obra e do tempo de Alencar. Sua prosa é marcada por uma levíssima tensão poética, na frase essencial, cortante e delicada, como se cada gesto e palavra estivesse prestes a se evaporar ou dissolver. Lastreada por ampla pesquisa histórica, a autora não só dá corpo poético às inquietações metafísicas que consumiam o escritor como traça um quadro impecável dos costumes e principais acontecimentos da época: passam por essas páginas as figuras de Gonçalves Dias, Castro Alves e Machado de Assis, a partir das vidas de Iriana e Semíramis, tocadas, cada qual a seu modo, pela figura central de Alencar.

“Semíramis” possui um vigor poético total, com uma fluência irresistível desde a primeira frase. São páginas que bebem a energia da paisagem física ou psíquica do autor de Iracema, relembradas dentro de uma nova ordem narrativa, na língua original e nas pupilas de Ana Miranda.

“O Peso da Luz – Einstein no Ceará”, novela dessa renomada escritora cearense, conta a eletrizante aventura de um amante das ciências que narra em forma de memória sua trajetória pelo universo do conhecimento científico. Inventor de uma máquina utópica, relojoeiro de profissão, estudioso assíduo das mais avançadas teorias, com as de Albert Einstein, põe-se, ao lado de um amigo poeta, rumo a Sobral, a fim de comprovar a teoria da relatividade geral a partir de um eclipse total do sol.

Mesclando habilmente história e ficção, “O Peso da Luz – Einstein no Ceará”, põe lado a lado personagens criados pela ágil e fértil imaginação da escritora e personalidades da própria história, inclusive o próprio Albert Einstein. Surpreendente retrato de um dos mais importantes momentos na longa e acidentada caminhada em busca do conhecimento.

Ana Miranda nasceu em Fortaleza, em 1951. Morou em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Hoje vive no Ceará. Estreou como romancista em 1989, com Boca do Inferno (prêmio Jabuti de revelação). De lá para cá escreveu diversos romances, entre eles Desmundo (1996), Amrik (1997) e Dias & Dias (2002, prêmio Jabuti de romance e prêmio da Academia Brasileira de Letras). Foi escritora visitante em universidades como Stanford e Yale, nos Estados Unidos, e representou o Brasil perante a União Latina, em Roma.

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o “Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Serviço

Sempre Um Papo com Ana Miranda

Data: 26 de maio, Segunda-feira, às 19h30

Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes – Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro

Informações: (31) 3261.1501– www.sempreumpapo.com.br

Nossa Loja Virtual