Continue reading " />

Livro Jáder de Carvalho e o Diário do Povo

Jáder de Carvalho e o Diário do Povo, do historiador João Alfredo Montenegro, resgata as lutas do combativo jornalista e escritor Jáder de Carvalho (1901-1985) contra o arbítrio dos regimes ditatoriais no país.

Esta obra, de grande valor histórico e jornalístico, enfoca a figura do cearense Jáder de Carvalho, homem típico de seu tempo e um dos maiores jornalistas da imprensa

brasileira e que teve a ousadia de criar e manter jornais como A Esquerda e O Diário do Povo, em épocas diferentes, porém, igualmente difíceis.

O Diário do Povo criado em 1947, atuou por doze anos, em nome da liberdade de expressão, no período em que o país foi regido pela ditadura do Estado Novo. Este veículo era um reflexo da personalidade de seu fundador, lutador sem amarras, por vezes intransigente, na defesa dos seus ideais, acreditando que seu jornal era o mais democrático e independente do Estado.

Jáder de Carvalho e o Diário do Povo tem uma história muito peculiar e muito importante para compreensão de nossa história e, igualmente de grande valia para se compreender a evolução do jornalismo no Brasil.

Nascido em Quixadá/Ce, João alfredo Montenegro, Procurador do Estado e Professor Titular do Departamento de História da UFC, é autor de mais de 20 títulos.

Nossa Loja Virtual