Continue reading " />

Prefeito de Paris tenta impedir a extinção de livrarias

Poucos lugares no mundo são tão ligados à intelectualidade quanto Quartier Latin, em Paris. Ainda assim, a região onde fica a Universidade Sorbonne enfrentou uma debandada de atividades ligadas à academia: em 15 anos, o número de livrarias caiu de 300 para cerca de 150, segundo o prefeito da cidade, Bertrand Delanöe, divulgou em seu blog.

Cabe ao poder público fazer algo a respeito? Para Delanöe, sem dúvida que sim, afinal, Quartier Latin faz parte da “alma intelectual de Paris”.

Em 2008, a prefeitura delegou a uma empresa de economia mista a tarefa de reverter esse processo. Essa espécie de agência de fomento compra imóveis e depois aluga a valores subsidiados. A contrapartida do locatário é instalar uma das atividades determinadas pela prefeitura – no caso, livrarias, pequenas editoras e espaços culturais.

A medida é polêmica: críticos dizem ser intervencionismo o que entusiastas chamam de defesa do interesse coletivo. Seja como for, novas livrarias estão surgindo em Quartier Latin. Nessas novas lojas, muito provavelmente a política de Delanöe desperta discussões entre os intelectuais.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Uma História das Copas do Mundo, futebol e sociedade fb.me/1ycHuxbkk

Confira este livro - 'Uma História das Copas do Mundo, futebol e sociedade', de Airton de Farias amz.onl/9i51ZLA

Uma História das Copas do Mundo, futebol e sociedade por Airton de Farias amazon.com.br/dp/B0777R1Z3M/… via @amazon

#Frankenstein Bela edição do manuscrito original descoberto na Biblioteca Bodleiana. twitter.com/editorialespas…

@revistabula Extraordinário ... quem um dia não se achou feio na vida? Eu costumava me aproximar de colegas feios o… twitter.com/i/web/status/9…

Camilo anuncia concurso para a Secult com 132 vagas - Empregos - Diário do Nordeste fb.me/75LRIGA9i

Editora Armazém da Cultura permanece e estreia em novas listas de leitura paradidática de escolas privadas brasilei… twitter.com/i/web/status/9…

Por categorias ou por cores? É hora de organizar seus livros | Estilo | EL PAÍS brasil.elpais.com/brasil/2018/01…

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865