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Pisa: desempenho do Brasil piora em leitura e ’empaca’ em ciências

Em 2012, o desempenho dos estudantes em leitura brasileiros piorou em relação a 2009. De acordo com dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o país somou 410 pontos em leitura, dois a menos do que a sua pontuação na última avaliação e 86 pontos abaixo da média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Xangai lidera rankings educacionais do Pisa; Brasil é 54° lugar em leitura

Com isso, o país ficou com a 54ª posição do ranking de leitura, abaixo de países como Chile, Uruguai, Romênia e Tailândia. Segundo o relatório da OCDE, parte do mau desempenho do país pode ser explicado pela expansão de alunos de 15 anos na rede em séries defasadas.
RANKING DE LEITURA PISA 2012
Economias                                              Média
1º – Xangai-China                                     570
2º – Hong Kong-China                               545
3º – Cingapura                                         542
4º – Japão                                                538
5º – Coreia do Sul                                     536
6º – Finlândia                                           524
7º – Irlanda                                              523
8º – Taiwan (Taipei-China)                        523
9º – Canadá                                             523
10º – Polônia                                            518
Média da OCDE                                         496
52º – Montenegro                                     422
53º – Uruguai                                           411
54º – Brasil                                              410
55º – Tunísia                                            404
56º – Colômbia                                         403
64º – Peru                                                384
Quase metade (49,2%) dos alunos brasileiros não alcança o nível 2 de desempenho na avaliação que tem o nível 6 como teto. Isso significa que eles não são capazes de deduzir informações do texto, de estabelecer relações entre diferentes partes do texto e não conseguem compreender nuances da linguagem.

Em ciências, o Brasil obteve o 58° lugar do ranking com 64 países. Apesar de ter mantido a pontuação (405), o país perdeu cinco postos desde o 53° lugar em 2009. Nessa disciplina, a média dos países de OCDE foi de 501 pontos.

No exame de ciências, 55,3% dos alunos brasileiros alcança apenas o nível 1 de conhecimento, ou seja, são capazes de aplicar o que sabem apenas a poucas situações de seu cotidiano e dar explicações científicas que são explícitas em relação às evidências.
Ligeira melhora em matemática

Matemática foi a única disciplina em que os brasileiros apresentaram avanço no desempenho, ainda que pequeno. O Brasil saiu de 386 pontos, em 2009, e foi a 391 pontos –a média da OCDE é de 494 pontos.
O avanço não foi suficiente para que o país avançasse no ranking e continua na 57ª posição.
Apesar da melhora, 2 em cada 3 alunos brasileiros de 15 anos não conseguem interpretar situações que exigem apenas deduções diretas da informação dada, não são capazes de entender percentuais, frações ou gráficos.
Inclusão de alunos

Segundo o relatório da OCDE, o progresso do Brasil em incluir alunos na rede de ensino altera negativamente os resultados do desempenho dos estudantes.

Em 2003, 65% dos jovens de 15 anos estavam na escola. Em 2012, a taxa passou para 78%. Parte desses novos estudantes são de comunidades rurais ou de grupos sociais vulneráveis, o que muda consideravelmente o grupo de alunos que fizeram o exame em 2003 e em 2012, aponta o relatório.

Além disso, o país ainda sofre com um grave problema de defasagem idade-série, isto é, muitos estudantes de 15 anos –que fazem o exame– não estão na série escolar adequada à sua idade, o que compromete seu desempenho em relação ao de jovens da mesma idade em outros países.

O que é o Pisa

O Pisa busca medir o conhecimento e a habilidade em leitura, matemática e ciências de estudantes com 15 anos de idade tanto de países membro da OCDE como de países parceiros.

Figuram entre os países membros da OCDE Alemanha, Grécia, Chile, Coreia do Sul, México, Holanda e Polônia. Países como Argentina, Brasil, China, Peru, Qatar e Sérvia aparecem como parceiros e também fazem parte da avaliação.

A avaliação já foi aplicada nos anos de 2000, 2003, 2006 e 2009. Os dados divulgados foram baseados em avaliações feitas em 2012.

 

RANKING DE MATEMÁTICA DO PISA 2012

Economias                                    Média
1º – Xangai-China                          613
2º – Cingapura                               573
3º – Hong Kong-China                    561
4º – Taiwan (Taipei-China)              560
5º – Coreia do Sul                          554
6º – Macau-China                          538
7º – Japão                                    536
8º – Principado de Liechtenstein     535
9º – Suíça                                    531
10º – Holanda                              523
Média da OCDE                            494
55º – Costa Rica                          407
56º – Albânia                               394
57º – Brasil                                 391
58º – Argentina                           388
59º – Tunísia                              388
64º – Peru                                  368
RANKING DE CIÊNCIAS DO PISA 2012
Economias                                Média
1º – Xangai-China                      580
2º – Hong Kong-China                555
3º – Cingapura                           551
4º – Japão                                 547
5º – Finlândia                             545
6º – Estônia                               541
7º – Coreia do Sul                      538
8º – Vietnã                                528
9º – Polônia                               526
10º – Canadá                             525
Média OCDE                              501
56º – Jordânia                           409
57º – Argentina                         406
58º – Brasil                               405
59º – Colômbia                          399
60º – Tunísia                             398
64º – Peru                                 373

Publicado em Quarta, 04 Dezembro 2013 18:48 Por UOL Educação

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