Continue reading " />

Novas trilhas para um clássico

Clássico do romance cearense, “Parabélum”, de Gilmar de Carvalho, ganhará edição na Romênia

Foram mais três décadas fora de catálogo até ganhar sua segunda edição em julho do ano passado, pela editora cearense Armazém da Cultura. Após os anos de engavetamento, o romance “Parabélum”, do escritor, pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho, considerado uma obra prima de nossa prosa de invenção, parece ter iniciado com a reedição um segundo ciclo. Atraindo boas críticas e mídia de todo o País, o livro encontrou novos leitores (alguns passaram décadas na expectativa do retorno) e, agora, ganhará edição traduzida na Romênia.

Com edição original custeada pelo próprio autor, em 1977, somente no ano passado o livro passou a integrar do catálogo de uma editora propriamente dita. A obra foi uma das inscritas em 2011 pelo Armazém da Cultura na Feira do Livro de Frankfurt, maior evento do mundo no que diz respeito à venda de direitos de tradução. Lá, atraiu a atenção da agência literária Seibel Publishing Services Ltd., com sede em Londres.

“Estivemos entre 39 editoras brasileiras que, por meio da Câmara Brasileira do Livro, ofertaram seus títulos para o mercado internacional em 2011. Em consequência disso, a proprietária da Seibel, Patricia Seibel, escreveu à editora sobre o interesse de um editor romeno na compra dos direitos do ´Parabélum´”, conta Albanisa Dummar, diretora do Armazém.

O contrato foi assinado com a editora Meteor Press, que arcará com os custos da tradução para a língua romena, explica a diretora. O acordo prevê uma tradução “fiel, não abreviada ou alterada”. O direito de propriedade foi vendido por sete anos, assegurando o copyright do autor e da editora brasileira. A casa editorial editora romena se comprometeu em publicar a obra em, no máximo, 18 meses. O livro pode ainda ganha edição em formato e-book.

Segundo Albanisa, todo o processo terá o acompanhamento do escritório londrino, que ainda irá agenciar possíveis traduções do livro para outras línguas. “Esperamos desdobramentos e traduções não somente do ´Parabélum´, mas também outros títulos e autores da editora”, reforça.

Surpresa

O autor do livro, Gilmar de Carvalho, se disse feliz e surpreso com a notícia da tradução e com a boa repercussão que a nova edição do romance vem tendo. “O ´Parabélum´, para mim, já é a melhor notícia. Eu já tinha encerrado minha carreira de escritor ficcional quando o Armazém ressuscitou essa obra”, conta. Desde o relançamento, Gilmar já viajou diversas cidades do País para divulgar a obra.

“Acho bom que pessoas estejam interessadas no ´Parabélum´. E essa história de ele chegar à Romênia foi como um conto de fadas. Foi tão espontânea, não tinha lobby”, comenta. A expectativa é que a publicação seja porta de entrada para o livro em outros países da Europa.

Quanto à possibilidade de voltar a escrever ficção, Gilmar deixa no ar. “Dizer dessa água não beberei seria grande blefe, mas no momento estou preparando outros livros voltados para a pesquisa, para minhas viagens a Juazeiro do Norte. Mas não descarto. Posso voltar a qualquer momento em edição extraordinária”, brinca o autor.

Gilmar de Carvalho é um autor prolífico. A maior parte de sua obra, no entanto, é de não-ficção. Seus livros revelam um longo e imbricado relacionamento com as tradições culturais do Ceará, indo de temas que vão do universo artístico popular em torno do culto ao Padre Cícero à, mais recentemente, as artes da rabeca – da confecção do instrumento por luthiers à execução de melodias cuja origem se perdem na memória.

Obra completa

A editora Albanisa Dummar confirma que o Armazém da Cultura trabalha num projeto de reedições da obra ficcional de Gilmar de Carvalho. Ela adianta que o próximo lançamento está agendado para 2013, quando a ficção “Pluralia Tantum” completa 40 anos. O livro marcou a estreia do escritor como autor de ficção. “Na realidade, temos a intenção de editar a obra ficcional completa de Gilmar de Carvalho”, revela Albanisa.

Livro

Parabélum
Gilmar de Carvalho
Armazém da Cultura
2011
R$ 55

FÁBIO MARQUES
REPÓRTER

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Patrimônios mundiais ameaçados pelo aquecimento global | Todo o conteúdo | DW | 01.06.2017 fb.me/1z6DnBGso

Infográfico: 'Lima Barreto - triste visionário', de Lilia Moritz Schwarcz – Hiperliteratura fb.me/1usgm47tT

Família "superdotada" tem garoto formado aos 14 e irmão na faculdade aos 11 educacao.uol.com.br/noticias/2017/… via @UOLEducacao @UOL

USP livros raros destaques que podem ser consultados e baixados gratuitamente nexojornal.com.br/expresso/2017/… via @nexojornal

3.000 livros raros da Biblioteca Brasiliana da USP estão disponíveis para download fb.me/1f1o5WTvB

MEC vai aumentar controle sobre avaliação de livros didáticos fb.me/sYjacNpu

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865