Continue reading " />

Nordeste reunido em torno do livro e da leitura

Lançar provocações, buscar respostas, trocar experiências, reclamar, sugerir. Elementos típicos de um Fórum, mas nem tão simples de serem digeridos por todos os participantes quando se busca um discurso mais homogêneo para fortalecer um setor. A cadeia do livro e da leitura no nordeste, decidiu articular-se e abrir as discussões, a fim de unir forças para encontrar soluções que mantenham o mercado livreiro e editorial, desenvolvido, vivo e atuante, percebido como essencial para o desenvolvimento regional.

Daí surgiu o I Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura que aconteceu no Ceará em 2008, dentro das Programações da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará. A 2ª edição do evento foi realizada na 9ª Bienal da Bahia em 2009.

Nos dias 10 e 11 de abril, durante a 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, acontecerá o III Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura. Os principais objetivos desse encontro são: fortalecer a política editorial e livreira no Nordeste, organizar politicamente as categorias nos Estados e discutir o Fundo Pró-Leitura e a Lei do Fomento do Livro e da Leitura, além de avaliar os fóruns anteriores.

Entre os debatedores: José  Castilho Neto – Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, Galeno Amorim – Diretor do Observatório do Livro, Fabiano dos Santos – Diretor do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Maria Helena Signorelli – Coordenadora Geral de Livro e Leitura MinC, Antonio Miranda – Presidente da Biblioteca Nacional de Brasília e Coordenador da Bienal Internacional de Poesia, Felipe Lindoso – Consultor do Instituto Pró-Livro,  Rosely Boschini – Presidente da Câmara Brasileira do Livro, Dep. Marcelo Almeida – Presidente da Frente Parlamentar Mista da Leitura no Congresso Nacional e o deputado Chico Lopes – Membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Segundo Mileide Flores, da comissão organizadora do evento, “Nestes dois últimos anos em que a Rede Nordeste do Livro e da Leitura tem articulado discussões em torno da situação dos que compõem a cadeia do Livro e da Leitura na região e, levando como base a organização do setor e a inexistência de uma política com foco regional”, justifica.

Ela acrescenta alguns resultados já obtidos a partir dos Fóruns: a compra regionalizada de livros por parte da Fundação Biblioteca Nacional, tema levantado já no primeiro fórum; a reserva de espaços gratuitos para exposição dos livros das editoras pequenas e médias e autores independentes, que é uma realidade nesta bienal; a percepção da necessidade de uma política diferenciada para as pequenas livrarias independentes é hoje ponto de discussão no Ministério da Cultura.

Os realizadores acreditam que este segmento é essencial para o desenvolvimento econômico da região, como instrumento integrante da diversidade cultural do país e das políticas nas áreas da educação, da cultura e do negócio.

O III Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura é uma realização conjunta da Representação Nordeste do Ministério da Cultura, SINDILIVROS, Fórum de Literatura e da Leitura do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura do Ceará.

Serviço
III Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura
10 e 11 de abril de 2010
Centro de Convenções – Av. Washington Soares, 1141
Mais informações:
forumdeliteratura.ce@gmail.com

Fonte: Blog do Galeno

Nossa Loja Virtual