Continue reading " />

Mundo tem 130 milhões de livros, diz Google

Uma pesquisa realizada pelo Google na semana passada divulgou que há 129.864.880 de livros no mundo. A pesquisa teve como base o Google Books, projeto de digitalização de livros.

Para chegar ao número, o Google coletou informações com mais de 150 fontes do mundo, incluindo bibliotecas, livrarias, catálogos coletivos e provedores comerciais.

O primeiro resultado desta triagem apontou a existência de quase 600 milhões de volumes no mundo.

A segunda etapa da contagem tentou identificar as várias edições de um mesmo livro ou então obras que são lançadas por editoras diferentes, com nomes distintos.

Segundo a equipe da pesquisa, o livro Programando em Perl, 3ª edição, por exemplo, tem 96 registros diferentes em 46 fornecedores. Outro caso é At the Mountains of Madness and Other Tales of Terror, de H.P. Lovecraft, lançado nos EUA por duas editoras diferentes.

Após a nova apuração, a quantidade caiu para 210 milhões de obras diferentes no mundo. Houve então uma nova avaliação, que excluiu textos impressos de relatórios, transcrição de gravações, mapas e outras publicações.

O Google calculou, por fim, 146 milhões de exemplares impressos e encadernados. A última etapa da pesquisa excluiu documentos governamentais e folhetins e artigos autônomos que, na verdade, foram idealizados como um volume único.

Chegou-se ao número de 129.864.880 de livros diferentes no mundo. Os dados referem-se, porém, apenas até o último domingo.

Segundo o Google, o ISBN, sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, foi apenas parcialmente considerado pela pesquisa, porque só passou a ser amplamente adotado no mundo no início dos anos 1970.

Fonte: O Povo

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Lixeiros turcos montam biblioteca com livros encontrados no lixo fb.me/7LPHiEUek

Lixeiros turcos montam biblioteca com livros encontrados no lixo noticias.uol.com.br/internacional/… via... fb.me/PVJYLQHe

Uma História das Copas do Mundo, futebol e sociedade fb.me/1ycHuxbkk

Confira este livro - 'Uma História das Copas do Mundo, futebol e sociedade', de Airton de Farias amz.onl/9i51ZLA

Uma História das Copas do Mundo, futebol e sociedade por Airton de Farias amazon.com.br/dp/B0777R1Z3M/… via @amazon

#Frankenstein Bela edição do manuscrito original descoberto na Biblioteca Bodleiana. twitter.com/editorialespas…

@revistabula Extraordinário ... quem um dia não se achou feio na vida? Eu costumava me aproximar de colegas feios o… twitter.com/i/web/status/9…

Camilo anuncia concurso para a Secult com 132 vagas - Empregos - Diário do Nordeste fb.me/75LRIGA9i

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865