Continue reading " />

Marcas de um santo: resenha do livro “Frei Damião, O Missionário”

Como um homem antiquado, que em pleno progressismo da pós-ditadura parecia ter vindo das histórias medievais, pôde comover toda uma nação com sua vida e, porque não, com sua morte? Parece impossível, mas não para Frei Damião.

O Brasil não esquecerá o dia 31 de maio de 1997, data em que o “grande santo nordestino” faleceu. Elevado imediatamente à categoria de herói nacional, o frade capuchinho ainda não conseguiu subir aos altares da Igreja Católica, mas o processo de sua beatificação anda a passos largos.

Esses e outros fatos da vida desta personalidade são narrados com maestria no livro “Frei Damião, o Missionário”, do frade capuchinho Francisco Lopes de Sousa Neto, e publicado pela editora Armazém da Cultura.

Com uma linguagem acessível, o livro de 121 páginas conta episódios desde a chegada de Frei Damião no Brasil, em 1931, até o carro presenteado pelo então presidente Fernando Collor, na década de 90, passando pela fama de santidade, dos milagres e das pragas atribuídas ao religioso.

Para quem procura uma inspiração ou um modelo cristão a seguir, o livro trás ainda trechos dos sermões de Frei Damião. No entanto, o objetivo da obra é apresentar o “santo” como um grande comunicador, e como seu testemunho de vida transcendeu sua morte.

O lançamento do livro está acontecendo em diversas capitais brasileiras, com a presença do autor, frei Francisco Lopes. No dia 29/03 ele estará em Brasília-DF, e no dia 07/04 na cidade de Fortaleza-CE. O preço sugerido é de R$ 20,00, e pode ser adquirido no site da editora: www.armazemcultura.com.br

Sobre o autor

Arquivo Pessoal

Frei Francisco Lopes de Sousa Neto é membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Nascido em São Pedro do Piauí, em 1971, foi ordenado sacerdote em 2002, em Teresina – PI. Atualmente está cursando o doutorado em Teologia da Comunicação na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Por João Paulo Veloso
Jornalista, acadêmico de Teologia no Instituto Mater Dei, atua na Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Palmas-TO.

Fonte: http://alegriaesantidade.blogspot.com/

Nossa Loja Virtual