Continue reading " />

Livros puxam alta das vendas no Ceará

O comércio varejista do Ceará, incluindo as vendas de veículos, motos e material de construção, continuam registrando taxas muito positivas. Em alguns casos acima da média nacional. Em julho deste ano, comparado com julho de 2009, destacaram-se a venda de livros, jornais, revistas e papelaria que cresceram 70,7%. Outros destaques, em relação a igual período, são os veículos (15,7%) e supermercados e hipermercados (21,6%).

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O País registrou, tanto no volume de vendas quanto na receita nominal, crescimento de 0,4% em relação ao mês anterior com ajuste sazonal. No Ceará, o incremento é respectivamente de 1,5% e 1,9%. Com esse resultado o setor, no Brasil, manteve a sequência de taxas positivas, sendo de três meses para o volume e de sete meses para receita.

No caso cearense, a economista do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Eloísa Bezerra, diz que os bons resultados vêm desde 2004. Mesmo durante a crise do final de 2008 e 2009 o setor cresceu embalado pelos pacotes governamentais, isenções e reduções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Ela considera que este ano, além das datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Pais, a Copa do Mundo ajudou a aquecer as vendas. Ela considera que mesmo o período eleitoral influencia indiretamente, porque cria empregos informais temporários.

Em relação ao significativo aumento da venda de livros, jornais e revista, explica que a alta forte ocorre por causa da base de comparação muito baixa. “Notamos este aumento significativo desde junho passado mas apuramos que em junho de 2009, o índice havia caído quase 50%”, comenta, acrescentando que a vinda da Livraria Cultura para Fortaleza, em junho deste ano, também contribuiu.

De acordo com o IBGE, nas comparações, extraídas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 10,9% sobre julho do ano anterior e de 11,4% e 9,7% nos acumulados dos sete primeiros meses do ano e dos últimos 12 meses, respectivamente. O Ceará registrou números bem mais expressivos e maiores que a média brasileira com 12%, comparação de julho contra julho, 14,5% no acumulado de 2010 e 12,5% nos últimos 12 meses.

Para o analista da PMC do IBGE, Nilo Lopes de Macedo, nos resultados em relação a junho com ajuste sazonal, seis das dez atividades pesquisadas apresentaram variações positivas no volume de vendas. No Ceará, caiu apenas o setor de ‘equipamentos e material para escritório, informática e comunicação’ (-4,5%).

EMAIS

26 estados tiveram resultados positivos na comparação julho10/julho09. Maiores taxas: Tocantins (57,0%); Rondônia (29,6%); Acre (27,8%); Roraima (23,7%); Mato Grosso (21,0%) e Maranhão (20,7%)

Quanto à participação na composição da taxa do Comércio Varejista, destacaram-se: São Paulo (10,8%); Rio (8,5%); Minas Gerais (11,4%); Rio Grande do Sul (12,3%); e Paraná (10,3%).

Em relação ao varejo ampliado, as maiores taxas no volume de vendas: Tocantins (44,1%); Roraima (22,5%); Espírito Santo (18,9%); Paraíba (18,3%) e Mato Grosso (15,8%)

Em termos de impacto no resultado global do setor, os destaques foram os estados de São Paulo (11,1%); Minas Gerais (14,6%); Rio Grande do Sul (15,2%); Paraná (15,4%) e Rio de Janeiro (8,3 %)

Os resultados em relação ao mês anterior com ajuste sazonal apontam 17 estados com variação positiva no volume de vendas. Destaques: Rio Grande do Norte (4,3%) e Rio Grande do Sul (3,8%).

NÚMEROS

49%
FOI A TAXA GLOBAL DO VAREJO REGISTRADO NO PAÍS, PUXADA PELA CONTRIBUIÇÃO DO SEGMENTO DE HIPERMERCADOS, SUPERMERCADOS, PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO NO BRASIL,

12.2%
DO VOLUME DE VENDAS NACIONAL FOI A ALTA DA ATIVIDADE DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS, EM RELAÇÃO A JULHO DO ANO PASSADO, RESPONDENDO PELA SEGUNDA MAIOR CONTRIBUIÇÃO (18,0%)

Fonte: O Povo

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Mais uma apresentação do #Invocado , um jeito cearense de ser musical #bandadonazefinha CD e Livro de... fb.me/1UOXCry1X

Bel , a princesa nordestina foi lançado na #XIIBienalIntetnacionaldoLivrodoCeara pela editora Armazém da Cultura... fb.me/3GRhea25s

#XIIBienalInternacionaldoLivrodoCeará , penúltimo dia de uma jornada literária diversificada e inesquecível.

Bel , a princesa nordestina foi lançado na #XIIBienalIntetnacionaldoLivrodoCeara pela editora Armazém da Cultura... fb.me/1i3XnjGKW

Gilmar de Carvalho , João Silvério Trevisam e Lira Neto falam da obra de Parabélum, última edição publicada pela... fb.me/xsZ9SRoO

#Parabélum de #GilmardeCarvalho é tema de mesa na #C#XIIBienalIntetnacionaldoLivrodoCeara com Participação de... fb.me/23yBhY0xz

Hoje na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, Armazém da Cultura lança Cidades de autoria de Joaquim Cartaxo fb.me/1tA5iWeHL

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865