Continue reading " />

Literatura em Guaramiranga (com jazz e gastronomia)_ leva a parceria do Armazém da Cultura

SABORES

Comida, literatura e música

23.02.2014

Image-0-Artigo-1551113-1

Durante o festival, a escritora Ana Miranda e o teatrólogo Oswald Barroso conversam com o público e lançam livros
Image-1-Artigo-1551113-1

FOTOS: FABIO LIMA 14/09/2008 E MARÍLIA CAMELO 10/09/2010

Festival gastronômico acontece em paralelo e promete abrilhantar ainda mais o feriado na Serra de Baturité 

As ruas de Guaramiranga vão ganhar uma movimentação maior alguns dias antes do dia 1º de março, data que marca o início da edição de 2014 do Festival de Jazz & Blues. Outro evento prepara os habitantes e os visitantes do pequeno município para uma agradável união: gastronomia, literatura e música.

O Festival Saberes & Sabores acontece a partir do dia 27 de fevereiro e segue até o dia 3 de março, trazendo uma diversidade de atividades, que acontecem de forma paralela e ampliam as opções de atividades para aqueles que fogem da folia tradicional na Serra de Baturité.

Chegando à sua quarta edição, o Festival Saberes & Sabores teve suas primeira três edições realizadas na cidade de Pacatuba, localizada a cerca de 30 km de Fortaleza. A mudança de local em 2014 se deve a uma característica do evento: a exploração da “cearensidade”, ou seja, dos potenciais culturais apresentados pela região onde o evento é realizado.

Tanto que a expectativa dos organizadores é que o festival aconteça próximo ano em alguma cidade do litoral cearense, para que outros aspectos da nossa cultura sejam explorados.

“O evento agrega valor ao festival e à região que tem uma gastronomia forte e o clima agradável”, pontua Adriano Teixeira, produtor do festival, que ressalta a união de linguagens artísticas aos aromas e sabores típicos da culinária local.

O festival começa com duas palestras para professores da rede pública de ensino na Escola Municipal Prof. Júlio Holanda, em que será discutido o papel da literatura na formação cidadã e os desafios dos pais como principais motivadores do hábito de leitura dos filhos.

Música

Já a programação aberta ao público tem início no dia 28, às 20h, com a apresentação da Big Band Unifor e, em seguida, do cantor Marcos Lessa, finalista do programa The Voice Brasil, da TV Globo.

Em parceria com o Festival Jazz & Blues, os dois shows acontecem já na estrutura montada para as apresentações do tradicional festival.

Também sobe ao palco da Cidade Jazz & Blues o espetáculo infantil “Amanhã é Domingo”, que será encenada nos dias 2 e 3 de março, às 9h. Outra apresentação musical que irá acontecer durante o festival gastronômico é a da Camerata do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que se apresenta no Restaurante Basílico, no dia 1º de março, às 17h

Ainda serão realizadas durante o evento atividades gratuitas de formação. São oficinas de gastronomia que acontecem entre os dias 1º e 3 de março, às 10h e 14h, no Hotel Escola do IFCE.

Cortejos

A cultura popular tem local garantido no evento, que realizará cortejos puxados pelo grupo de teatro Garajal. A movimentação tem início às 16h, nos dias 1º e 3 de março, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz e segue depois para a Cidade Jazz & Blues, onde acontece a encenação de peças de autoria do grupo.

O cantador Geraldo Amâncio realiza aula de cantoria com a dupla Moacir Laurentino e Zé Eufrásio, às 15h, no dia 2 de março, no Hotel Escola. O evento também será marcado pelos bate-papos literários, no Hotel Escola do IFCE.

Participam das conversas os autores Ana Miranda, que ainda lança, no dia 1º, o livro “O Peso da Luz – Einstein no Ceará”, e Flávio Paiva, que lança, no dia 2, os livros “Se Você Fosse um Saci” e “Brincadeira de Sol e Mar”, este último é uma homenagem ao Capitão Rapadura, criação do cartunista Mino. Já no dia 3, a conversa é com Oswald Barroso, que lança o livro “Teatro Como Encantamento – Bois e Reisados de Caretas”.

Leonardo Bezerra
Repórter

Saiba Mais 2

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Patrimônios mundiais ameaçados pelo aquecimento global | Todo o conteúdo | DW | 01.06.2017 fb.me/1z6DnBGso

Infográfico: 'Lima Barreto - triste visionário', de Lilia Moritz Schwarcz – Hiperliteratura fb.me/1usgm47tT

Família "superdotada" tem garoto formado aos 14 e irmão na faculdade aos 11 educacao.uol.com.br/noticias/2017/… via @UOLEducacao @UOL

USP livros raros destaques que podem ser consultados e baixados gratuitamente nexojornal.com.br/expresso/2017/… via @nexojornal

3.000 livros raros da Biblioteca Brasiliana da USP estão disponíveis para download fb.me/1f1o5WTvB

MEC vai aumentar controle sobre avaliação de livros didáticos fb.me/sYjacNpu

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865