Continue reading " />

José Luiz Próspero: 35 anos de Saraiva

Trinta e cinco é praticamente uma vida. E é este o tempo de casa que José Luiz Próspero, diretor-presidente da editora Saraiva, possui. Sua história na empresa teve início há exatamente 35 anos, quando, em 6 de abril de 1976, o estudante de administração de empresas buscava uma oportunidade de estágio e a Saraiva o acolheu. Inicialmente como estagiário no setor de Planejamento Financeiro da empresa, Próspero tinha claro o objetivo de conhecer muito bem a organização e aplicar os conceitos assimilados na faculdade ao dia a dia de seu trabalho.
Sempre disposto a contribuir, José Luiz pesquisava em livros sobre temas úteis para a empresa: “Lendo um livro sobre Orçamento Empresarial e percebendo que a Saraiva ainda tinha pouco uso de ferramentas que eu lia e que eu achava importante, estudei melhor o assunto e desenvolvi um projeto para o Planejamento Financeiro da empresa que, para minha satisfação, foi bem recebido por meu chefe e implementado.” E, assim, as portas começaram a se abrir para o recém-formado que, no final de 1976, foi efetivado como Assistente de Planejamento, com novas atribuições e responsabilidades.
Um ano após a desejada efetivação, Próspero assumiu o cargo de Supervisor de Planejamento que, tempos depois, ao ser criado um novo cargo, o de Gerente de Planejamento e Controle, José Luiz teve a oportunidade de contratar um estagiário e começar a formar um time. Já nos anos 80, precisamente em 1981, a Saraiva passou por uma reestruturação, fazendo com que o administrador de empresas fosse promovido a Diretor Financeiro. “Tive muito a aprender, pois o que se passa no dia a dia de uma empresa nem sempre se ouve nos bancos escolares!”
Em 1984, José Luiz Próspero assumiu novas funções, passando a Diretor Administrativo/Financeiro, acumulando áreas de Recursos Humanos e Patrimônio. Doze anos depois, a Saraiva lançava seu conceito de Mega Store e Próspero foi convidado a conduzir o projeto, passando então a ocupar o cargo de Diretor Superintendente da rede de livrarias em 1996.
Em 1998, assim que os processos no varejo estavam se firmando, José Luiz recebeu um novo convite, desta vez de assumir a posição de Diretor Superintendente da Editora: “Novamente me vi diante da necessidade de aprender: conhecer o processo editorial, me familiarizar com uma nova equipe de profissionais, nosso catálogo, autores, mercado, concorrência etc. Nesses 35 anos, pude participar e comandar áreas de apoio e liderar as áreas fins, ou seja, a operação, varejo num primeiro momento e depois a operação editorial.”

Hoje José Luiz Próspero é diretor-presidente da editora Saraiva e sua história profissional se confunde de forma saudável com a história da própria empresa que ajudou a construir.

Fonte: Publishnews

Nossa Loja Virtual