Continue reading " />

Inglaterra: Governo quer fechar bibliotecas públicas

A crise econômica que varre a Europa desde 2008 afeta também a cultura. O governo inglês estuda uma maneira de não mais subsidiar bibliotecas públicas e isso tem causado protestos e comoção em todo país.

A população inglesa escolheu o dia 5/2/2011, para protestar contra o fechamento das bibliotecas públicas.

Desde que a maldita crise se abateu sobre o mundo, todas as semanas vemos na TV protestos de trabalhadores e população contra os cortes nos gastos do governo, que afetam aposentados, funcionários públicos, estudantes e tudo mais que puder ser economizado para manter políticos e seus privilégios, em detrimento do contribuinte, por exemplo. Então, um país de tradição cultural secular anuncia que fechará bibliotecas. Isso é uma calamidade!

Bibliotecas públicas da Grã-Bretanha, durante gerações foram uma fonte de diversão e educação para milhões de crianças e adultos. Hoje são o foco de lutas políticas e ações judiciais. Os usuários se organizam para evitar o fechamento em massa.

São mais de 400 bibliotecas em toda Grã-Bretanha e os gastos, segundo os governantes são da ordem de £6,5 bilhões previstos para os próximos dois anos e este número poderá dobrar se metade dos conselhos administradores regionais que cuidam das bibliotecas enviarem seus projetos de solicitação de verba para ajudar as bibliotecas, segundo a reportagem.

Fonte: Blog do Galeno

Nossa Loja Virtual