Continue reading " />

Hoje é o Dia Nacional da Cultura

Completando 40 anos desde a sua oficialização, o Dia Nacional da Cultura será comemorado nesta sexta-feira (5 de novembro) em todo o país. Em Fortaleza, será realizado um cortejo cultural com participação de diversos grupos de cultura popular, artistas, produtores, e etc. A concentração está marcada para as 16 horas na Praça José de Alencar. À partir das 17h, a marcha segue em direção à Praça do Ferreira, onde desde as 9h da manhã estará havendo a exposição “Pode entrar, a casa é sua”.

O cortejo cultural que marchará pelas ruas do Centro de Fortaleza tem confirmada a presença de grupos brincantes como a Caravana Cultural, Cortejo Cultural Ancuri, Grupos de Caretas, Boi do Mestre Zé Pio e dos maracatus Solar, Reis do Congo, Vozes da África, etc. Ao chegar na Praça do Ferreira, por volta de 18h, os grupos se revezarão em uma série de apresentações até às 19h30.

Durante todo o dia, de 9h às 17h, a Praça do Ferreira recebe o pré-lançamento da exposição “Pode entrar, a casa é sua”, que reúne 30 trabalhos de óleo sobre tela (tamanho 1m x 1m40), de 30 artistas diferentes, retratando o patrimônio material de Fortaleza, com representações livres de edificações de importância como a Igreja do Rosário, Theatro José de Alencar, Casa De Juvenal Galeno, Casa do Barão, Instituto Histórico do Ceará, Museu do Ceará. As telas são frutos de uma oficina realizada pela Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, contemplada pelo Edital de Preservação do Patrimônio Material, da Secretaria da Cultura do Ceará. Entre os artistas que assinam as telas estão Lincon Vasconcelos, Moacir Parente, Luis Gonzaga, Zezé Sales, Cleiton Silva, Faso, Francisco Rogério, Givago Ylhtner, Rafael Bentes Walraven, Ipirajá e Fabrício Oliver.

Sobre o dia – O Dia Nacional da Cultura foi sancionado no dia 15 de maio de 1970 pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici, sob a lei LEI Nº 5.579, em comemoração ao aniversário de Rui Barbosa (Salvador/BA, 1849 – Petrópolis/RJ, 1923). Segundo o texto do decreto, “fica instituído o “Dia da Cultura e da Ciência”, que será comemorado a cinco de novembro de cada ano, como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo”. E completava: “Parágrafo único. As comemorações a que se refere o presente artigo terão como escopo o Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.

Serviço:
Cortejo do Dia Nacional da Cultura
Dia 5 de novembro
Concentração na Praça José de Alencar, às 16h
Apresentações culturais na Praça do Ferreira, à partir das 18h
Exposição “Pode entrar, a casa é sua”, na Praça do Ferreira, de 9h às 17h
Mais informaçoes: 3101.6785

Fonte: Secult

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865