Continue reading " />

Gilmar de Carvalho lança clássico da nossa literatura

Jornal O Estado – 21.06.2011

“Parabélum”, considerado um clássico da literatura cearense, volta às livrarias mais de três décadas depois da primeira impressão. A obra, de Gilmar de Carvalho, será lançada hoje (21), a partir das 19h30, em Fortaleza. O local do evento é o Espaço Armazém da Cultura, que leva o mesmo nome da editora responsável pela publicação.

Quem apresenta a 2ª edição é o também escritor João Silvério Trevisan. Segundo ele, o livro, um dos mais expressivos romances publicados nos anos 70, resgata uma legendária galeria de mitos, ídolos, deuses e heróis nordestinos que, aos olhos de hoje, em sua explosão de desobediência e inconformismo provoca surpresa. “Por meio da utilização de métodos ficcionais revolucionários, Gilmar de Carvalho alcança sua melhor expressão criativa, e nos convence haver descoberto todos os possíveis horizontes a serem palmilhados pela sua depurada linguagem”, afirma.

Ainda de acordo com João Silvério Trevisan, o autor tece a mitologia de um nordeste imerso nas contradições entre o arcaico e o moderno, em uma espécie de superação de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. “O leitor que mergulhar nesta aventura descobrirá que foi escolhido para uma das mais radicais experiências da literatura brasileira contemporânea”.

A escritora Ana Miranda assegura que “Parabélum” é transformador, inesquecível e romance da formação de um povo, pois retrata a história de um homem que partiu “sem rumo e sem retorno” em uma “odisseia de noites incontáveis”, e que acaba encontrando a si mesmo.

Durante o lançamento, além de autógrafos haverá debate com jornalistas. Na ocasião, o professor Saulo Lemos autografará o livro “Expectativas Heróicas – Mito, História e Leitura de Parabélum, de Gilmar de Carvalho”, resultado da dissertação de Mestrado em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A 1a edição de “Parabélum”, publicada de forma independente, teve mil exemplares e rapidamente foi esgotada.

GILMAR DE CARVALHO
É professor do Curso de Comunicação Social da UFC e pesquisador das tradições populares. Publicou também as obras literárias “Pluralia tantum” (crônicas e prosa poética – 1973), “Orixás do Ceará” (teatro – 1974), “Restos de munição” (crônicas – 1982), “Buick frenesi” (contos – 1984) e “Pequenas histórias de crueldade” (contos – 1987).

SERVIÇO
• Lançamento do livro “Parabélum”. Data: 21 de junho (terça-feira). Horário: 19h30. Local: Espaço Armazém da Cultura. Endereço: Rua Jorge da Rocha, 154, Aldeota.

Nossa Loja Virtual