Continue reading " />

Memorial Rachel de Queiroz será criado em Quixadá

A escritora cearense Raquel de Queiroz, que este ano completaria 100 anos, será homenageada com a criação de um memorial em sua cidade natal, Quixadá. O projeto, orçado em R$187 mil tem financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) através do Fundo Estadual da Cultura (FEC), prevê o restauro completo da edificação e adaptação do mesmo para receber o acervo pessoal da escritora.

O Chalé datado de 1919 é tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio, Histórico, Cultural e Ambiental de Quixadá (decreto municipal de N°006 de 14 de fevereiro de 2007). A obra de restauração do Chalé começou semana passada e tem o prazo de 60 dias para ser concluída. Antônio Moça Velha, natural de Quixadá, está responsável pelo restauro dos detalhes da edificação. O local também receberá adatapções arquitetônicas e iluminação para facilitar o acesso do público e garantir a preservação do acervo pessoal da escritora.

O acervo será composto por itens como a máquina de datilografia que a escritora usava, placas, livros, fotos, quadros e o vestido preferido de Raquel. O memorial também contará com recursos audiovisuais, exibindo documentários, filmes etc. O acervo é formado por peças que foram doadas pela família e amigos da artista.

De acordo com Sandra Venâncio, presidente da Fundação Cultural de Quixadá, a intenção é inaugurar o memorial no dia em 17 de novembro, aniversário de 100 anos da escritora.

Fonte: Secult

Nossa Loja Virtual