Continue reading " />

EUA: Leitura de notícias on-line supera os jornais impressos

Pela primeira vez, o número de leitores e a receita publicitária dos sites de notícias superou a dos jornais em papel nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa divulgada pelo “Pew Research Center”. Conforme o levantamento, o faturamento da publicidade on-line nos EUA superou o dos jornais impressos.

O estudo também constatou que mais pessoas, 46% dos norte-americanos entrevistados, disseram obter notícias on-line pelo menos três vezes por semana, ante 40% que disseram obter notícias dos jornais em papel.

“A migração para a web está se acelerando”, disse Tom Rosenstiel, diretor do “Project for Excellence in Journalism”. “A rápida adoção do tablet e a expansão do uso dos celulares inteligentes só reforçam essa tendência”.

A receita publicitária dos jornais caiu 46% em quatro anos, e ficou em US$ 22,8 bilhões em 2010, com US$ 3 bilhões adicionais em receita publicitária on-line, de acordo com o relatório. Enquanto isso, a receita publicitária dos sites de notícias foi de US$ 25,8 bilhões em 2010, afirma o relatório, mencionando dados do grupo de pesquisa “eMarketer”.

“Um desafio para as organizações noticiosas é que boa parte dessas verbas publicitárias on-line, 48%, está relacionada à publicidade vinculada a buscas, e proporção pequena delas se destina às notícias”, de acordo com o estudo.

Mídia on-line
As mais recentes constatações demonstram que os jornais sofreram não apenas com a desaceleração econômica, que levou os anunciantes a fecharem as carteiras, mas com o fato de que mais pessoas optam pela mídia on-line para obter notícias e informações, e os anunciantes os seguem.

De fato, editoras de jornais como a Gannett, New York Times Co. e McClatchy continuam a reportar declínio em sua receita publicitária, em um período no qual outras mídias, a exemplo da televisão, estão desfrutando de uma recuperação em seu faturamento publicitário.

Fonte: Blog do Galeno

Nossa Loja Virtual