Continue reading " />

EUA: Aplicativo para leitura ajuda pessoas com baixa visão

As letras pequenas podem esconder diversas informações importantes. Nos comerciais, inclusive, é comum os dados que realmente interessam, como “Promoção válida apenas para os cinco primeiros clientes”, ficarem escondidos. Além de outros dados essenciais, como datas de validade e valor dos juros, que por pouco não passam despercebidos. Se o cliente espera informações claras depois da compra, deve ser uma decepção encontrar as instruções de uso escritas em fonte bem pequena, dificultando ainda mais vida do usuário.

Todas essas situações já incomodam os clientes com visão perfeita, então imagina a dificuldade daqueles que convivem com problemas de vista? A Ai Squared lançou o ZoomReader, um aplicativo especial para facilitar a vida de quem não consegue enxergar muito bem. Especializada em desenvolver softwares para pessoas com dificuldades de visão, a tradicional empresa resolveu entrar no mercado de mobiles, levando mais uma praticidade para seus clientes.

Segundo o CEO da Ai Squared, David Wu, a empresa aplicou a experiência de desenvolver softwares para pessoas com baixa visão no desenvolvimento do aplicativo. Ele explicou que o Zoom Reader combina funcionalidade com uma interface acessível, disponibilizando para o público uma solução barata que pode ser utilizada em diversas situações.

Disponível apenas para iPhone 4, o aplicativo faz zoom de texto e depois lê em voz alta. Ao acessar o ZoomReader, o usuário vai apontar a lente de seu telefone para o texto que deve ser lido e pressionar o ícone da câmera para tirar uma foto. Depois, é preciso acionar o Optical Character Recognition, tecnologia responsável por reconhecer os caracteres, para que o trecho seja digitalizado e então lido.

É possível controlar o aplicativo por comandos de voz. Com uma interface simples e botões grandes, o usuário não deve ter dificuldades para utilizar o serviço. Além disso, os textos fotografados podem ser ampliados em até quatro vezes, e a cor do papel e da tinta podem ser modificados, facilitando a leitura.

O ZoomReader está disponível em inglês para o download padrão, mas, com o aplicativo instalado, é possível comprar outras línguas. O aplicativo ocupa 279MB do seu telefone e custa cerca de US$20 na App Store.

Fonte: Blog do Galeno

Nossa Loja Virtual