Continue reading " />

Documentário e livros analisam Bin Laden e a Al Qaeda

Na noite deste domingo (1º) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou a morte do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden.

Já conhecido mundialmente como um perigoso terrorista, Bin Laden tornou-se o homem mais procurado do mundo ao comandar a operação que culminou com o atentado às Torres Gêmeas no dia 11 de setembro de 2001.

A partir disso, sua figura tornou-se alvo de uma busca incessante dos Estados Unidos e do interesse geral da população. Quem era esse homem e como ele tinha tanto poder nas mãos? Nestes dez anos, diversas obras foram dedicadas a entendê-lo.

O documentário “Osama Bin Laden“, mostra a vida do procurado terrorista antes do 11 de Setembro e tenta responder algumas questões. A principal delas é como um homem nascido em uma família com posses optou por seguir o caminho do radicalismo.

Jean Sasson, autora de diversos livros nos quais denuncia a realidade do Oriente Médio, conversou com a primeira esposa de Bin Laden e o quarto filho do casal em “Sob a Sombra do Terror“.

Najwa Ghanem casou com Osama, seu amigo e primo de primeiro grau, aos 15 anos. Depois de casados, mudaram-se para a Arábia Saudita, onde ela viu o fanatismo religioso do marido crescer, obrigando a família a viver sem qualquer modernidade, como luz elétrica.

Omar teve uma infância conturbada, proibido de brincar com outras crianças e de solicitar carinho do pai. Escolhido para assumir o legado da família, era obrigado a segui-lo pelo Afeganistão, onde decidiu mudar de vida e desligar-se da Al Qaeda.

A família Bin Laden era abastada. Osama recebeu a fortuna de seu pai aos 10 anos, podendo assim financiar tranquilamente a Al Qaeda quando adulto. Muitos dos outros membros do clã vivem em círculos do poder político, econômico e cultural dos Estados Unidos. “Os Bin Laden” desvenda quem são os outros integrantes da família do terrorista.

A organização terrorista criada pelo mais conhecido Bin Laden também é alvo de estudo e curiosidade. “A História Secreta da Al Qaeda” foi escrito por um jornalista que teve a oportunidade rara de entrevistar Osama. Nele, a ascensão da Al Qaeda e seu líder é analisada, juntamente com suas motivações, seu poder de destruição, sua estratégia econômica e a disposição para matar e morrer de seus seguidores.

A mais famosa ação da Al Qaeda e o terrorismo no mundo é o objeto de estudo de “Terror Global“. Usando como base as motivações e ações do 11 de Setembro, o autor analisa todos os atentados terroristas que espantaram o mundo.

Fonte: Blog Livrosepessoas

Nossa Loja Virtual