Continue reading " />

Debates analisarão a importância do livro na história da cultura brasileira

Para marcar o lançamento do livro Impresso no Brasil – Dois séculos de livros brasileiros (Unesp e Fundação Biblioteca Nacional, 663 pp., R$ 59) e discutir a obra, a Biblioteca Nacional (Av. Rio Branco, 219. Rio de Janeiro/RJ)será palco nesta terça-feira, dia 12, de duas mesas-redondas que discutirãoa importância do livro na história da cultura brasileira e suas perspectivas atuais. O primeiro debate, que vai das 10h às 12h, terá como tema “O livro ontem e hoje” e contará com a participação dos dois organizadores da obra, os professores Aníbal Bragança, da Universidade Federal Fluminense, e Márcia Abreu, da Unicamp. A segunda mesa, das 14h às 16h, discutirá o tema “O livro hoje e amanhã”, com a presença de Ana Sofia Mariz, Fábio Sá Earp, George Kornis, Guilherme Cunha Lima e Teodoro Koracakis. Todos os participantes são pesquisadores que contribuíram com textos para o volume. O evento, com entrada franca, é direcionado aos pesquisadores, professores e estudantes da história cultural brasileira, do livro e da leitura, e aos profissionais do mercado editorial.

O livro reúne diversos ensaios sobre o percurso da produção editorial brasileira, durante seus 200 anos de história. A primeira parte da obra apresenta 22 capítulos que focalizam os aspectos da produção editorial nacional. Na segunda parte, 13 trabalhos analisam e interpretam a formação do leitor e do público para qual se dirigiram nossas produções editoriais, ao longo das décadas. A obra constrói um panorama, entre outros assuntos, da produção de livros escolares e de alfabetização, literatura de cordel, da produção em jornais e periódicos, e analisa a história de editoras como Garnier, Melhoramentos, Civilização Brasileira, Companhia das Letras e Abril.

Fonte: Publishnews

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

@juss_almeida Então manda ele se deitar pra sempre e deixar a nossa floresta em@paz

Transmissão ao vivo do eclipse solar mais testemunhado da história humana fb.me/8kNbsmOt9

Ceará / eclipse 40,55% do sol serão cobertos pela lua na cidade de Fortaleza das 16h20min às 18h02min.... fb.me/4ZmztRX4K

Transmissão ao vivo do eclipse solar mais testemunhado da história humana @climatologiageo climatologiageografica.com/o-eclipse-sola…

Ainda hoje o livro EU continua a ser bem solicitado pelas livrarias à editora #ArmazémdaCultura fb.me/1Eb2jPMre

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865