Continue reading " />

Cultura em Movimento: Memórias e reflexões sobre políticas públicas e práticas de gestão

A Editora Armazém da Cultura lança o livro Cultura em Movimento: Memórias e reflexões sobre políticas públicas e práticas de gestão, de Cláudia Leitão e Luciana Guilherme.

O livro é um relato de Cláudia Leitão, quando à frente da Secretaria da Cultura do Ceará; e de Luciana Guilherme, então assessora de marketing da SECULT. Em um texto escrito a quatro mãos, ambas descrevem as políticas de interiorização e descentralização que foram formuladas e implementadas em todo o estado, durante quatro anos, e que resultaram no reconhecimento do próprio Ministério da Cultura, com a atribuição do Prêmio Cultura Viva, na categoria “Gestão Pública Cultural”.

A leitura é sedutora e instigante. Trata-se de uma narrativa que não poupa o leitor dos obstáculos dessa caminhada, mas que, ao mesmo tempo, apresenta tecnologias de trabalho, alternativas para superar dificuldades e, sobretudo, um valioso repertório de programas e legislações que, originalmente formulados no Ceará, estenderam-se aos outros entes federados.

A publicação é também um importante registro do relacionamento da SECULT com o MinC na construção do Sistema Nacional de Cultura, contribuindo para o resgate da história das políticas culturais no Brasil. É o que afirmam Gilberto Gil e Isaura Botelho, respectivamente, na apresentação e no prefácio do Cultura em Movimento, bibliografia fundamental, tanto para gestores e produtores culturais, quanto para alunos, professores e pesquisadores da área cultural.

 

Convite Cultura em movimento

 

 

Nossa Loja Virtual