Continue reading " />

Cooperativa Pirambu Digital investe em empreendedorismo juvenil

A cooperativa Pirambu Digital investiu no potencial empreendedor da garotada e na democratização do acesso à tecnologia. Assim, provocou uma transformação em Fortaleza.

O bairro do Pirambu é um dos mais populosos de Fortaleza. Por muito tempo foi um dos mais violentos. Essa realidade começou a mudar quando algumas instituições começaram a atuar no lugar, e parte dos jovens do bairro teve acesso ao conhecimento. A oportunidade veio com o curso tecnológico.

“A gente fez o curso em dois anos. A maioria passou e alguns, não; como acontece em um curso normal. Foi aí que a gente decidiu montar mesmo alguma coisa. Decidimos pela cooperativa tanto na parte comercial como na parte social”, explica João Paulo Rodrigues, presidente do Pirambu Digital.Em vez de procurar emprego fora, eles fundaram a cooperativa Pirambu Digital. A sede foi emprestada por um movimento social que atua na comunidade. O Instituto Federal de Tecnologia deu apoio aos jovens e eles foram atrás de clientes para conseguir dinheiro.

“A moçada agarrou o sonho e fez acontecer”, diz Gil Rodrigues diretor comercial da Pirambu Digital.

A cooperativa tem 32 participantes que dividem o trabalho e os frutos do projeto.

Ao mesmo tempo em que desenvolvem produtos e serviços para o mercado, de onde vem o dinheiro para sustentar a cooperativa, os jovens do Pirambu Digital ajudam a manter vários projetos sociais no bairro. Um deles é o que utiliza computador e livros para chamar a atenção das crianças.

Na biblioteca integrada à lan house elas equilibram o tempo entre os livros e o computador. A cada hora de leitura tem uma hora para o computador.

Por mês são feitos 300 atendimentos na biblioteca. Assim, as crianças do bairro vão pegando gosto pela leitura.

O trabalho dos meninos da cooperativa Pirambu Digital é uma referência no bairro e a prova de que o futuro pode ser diferente.

Assista à reportagem.

Fonte: Blog do Galeno

Nossa Loja Virtual