Continue reading " />

Pesquisa mostra ‘caminhos’ do audiovisual no Ceará

O ‘mapa’ do cinema cearense – aliás, mais do que um mapa, porque inclui análises e aspectos sociais relacionados à produção audiovisual – já pode ser conferido na “Cartografia do Audiovisual Cearense”. A pesquisa coordenada pelo cineasta Luiz Bizerril foi lançada no final do ano passado, e além do e-book (formato digital), pode ser lida também em uma bem elaborada edição impressa.

Bizerril, assistente de direção em “Linz – Quando todos os acidentes acontecem”, longa de Alexandre Veras destacado com menção honrosa na última edição da Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), em janeiro deste ano, ressalta que a pesquisa pode não só ajudar e estimular profissionais do setor como também embasar iniciativas governamentais.

“Cartografia remete às antigas cartas, aos mapas que orientavam as pessoas em seus caminhos pelo território brasileiro durante as capitanias hereditárias, e esse é um trabalho que orienta os agentes ligados ao audiovisual, sejam individuais, sejam grupos ou o próprio poder público”, explica.

A publicação é dividida em quatro tópicos: Histórico; Pesquisa (contemplando segmentos do cinema e do audiovisual como animação, cineclube, formação, produção para TV, curta-metragem e longa-metragem); Levantamento de dados; e Análise e Contextualização dos dados.

O trabalho faz parte do programa de fomento ao audiovisual desenvolvido pelo governo cearense denominado Imagens do Ceará. A realização é uma parceria entre a secretaria da Cultura do Estado, Agência Nacional do Cinema – ANCINE, Universidade Federal do Ceará – UFC e Banco do Nordeste do Brasil – BNB.

(texto Marcelo Leal Ascom SEC/MinC)

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Em breve oitava edição em 20 anos de publicação do livro #HistóriadoCeará , autoria Prof. Aírton de Farias fb.me/1fyFGNoAD

À espera do Irma, empresário desabafa e relato comparando RJ a Miami viraliza @UOL noticias.uol.com.br/internacional/…

Focos de poesia no Brasil. Que tal acrescentar o seu grupo? Veja o app abaixo . fb.me/wVmVwvMr

Aniversário Armazém da Cultura: 8 aninhos 🍾🍀 pic.twitter.com/ToanE0qLCJ

Twitter Media

Publishnews indica uma alta por obras de autoajuda e infantojuvenis. Autor mais vendido:Edir Macedo nexojornal.com.br/grafico/2017/0… via @nexojornal

Por que Jane Austen ainda é tão lida, 200 anos depois de sua morte? fb.me/7BXt1iyiK

Por que Jane Austen ainda é tão lida, 200 anos depois de sua morte? www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2… via @folha

Levantamento mostra a diversidade de gênero, raça e nacionalidade dos artistas na história da arte nexojornal.com.br/grafico/2017/0… via @nexojornal

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865