Continue reading " />

Carta da Vovó e do Vovô, Ana Miranda (Jornal O Povo)

Cronista do O POVO, Ana Miranda puxa traços autobiográficos como avó em seu novo livro, o infantil Cartas da Vovó e do Vovô. O lançamento será amanhã, na livraria Cultura

RAFAEL CAVALCANTE, 17/08/2011

Ana Miranda: “Como todos os idosos, os avós carregam dentro de si a experiência de vida”

 “Vovó sabe fazer tudo bem feito, teve tempo de aprender”, dita a escritora. Ana Miranda, autora das linhas e retalhos de Carta da vovó e do vovô, teve tempo de domar a escrita, desenho e “vovozisse”. Ainda que não puxe para o estereótipo de velhinha repousada numa cadeira de balanço e com a cabeça cheia de cabelos brancos, Ana Miranda, 61, já é avó de Raphael, 13, e Gabriel, 9, e, com o “empurrãozinho” dos dois, ampliou seu ofício de escritora de livros adultos para escritora de livros para pequenos, médios e grandes.

Amanhã, às 18 horas, na livraria Cultura, Ana Miranda lança sua oitava obra focada no público infantil. A experiência começou pouco menos de 13 anos atrás, quando o neto mais velho nasceu. Já que a família mora longe, na Califórnia (EUA), Ana tomou para si a missão de manter viva a língua portuguesa no falar de Gabriel e Raphael e adentrou entre prateleiras de livros infantis nas livrarias cearenses. Já que hoje as opções se avolumam cada vez mais, Ana Miranda fazia questão de ler tudo para ter certeza de que não entrariam caraminholas na cabeça de seus netos – e assim de presentes dados, surgiram os presentes escritos. O primeiro foi Lig e o gato de rabo complicado, de 2005, criado e desenhado com inspirações de seu neto mais velho. “Ele (Raphael) tinha sempre questões linguísticas, pois estava aprendendo três línguas ao mesmo tempo. O livro brinca com as palavras”, lembra.
Ainda que os milhares de quilômetros atrapalhem, Raphael e Gabriel tem uma grande ponta no livro – o Skype e suas chamadas telefônicas com vídeo facilitavam as leituras. O livro, inclusive, tem uma frase creditada a Gabriel, quando ele havia dito que gostara da “pintureza” da vovó. Raphael já tinha contrato assinado com a editora Armazém da Cultura por uma foto sua num livro de Rachel de Queiroz e, com a frase, foi a vez do mais novo. “Eles me perguntaram se entrariam no Guinness, como os mais jovens do mundo a assinar contrato com uma editora. Eu disse que provavelmente sim. Mas eles já estavam no Guinness, como os netos mais amados do mundo”, coruja a vovó Ana.
Mas, na nova obra, o foco não é dos mais novos, mas dos mais experientes. “Os avós são as pessoas mais completas porque, como todos os idosos, carregam dentro de si a experiência de vida, são ainda as crianças, os adolescentes, os jovens, e as pessoas maduras que um dia foram, porque nada se extingue dentro de nossa memória, mesmo quando não nos recordamos”, afirma Ana, lembrando que a convivência com seus netos lhe fez voltar à infância e ainda deu uma sensação de completude. O livro apresenta ainda uma série de tipos de vovós e vovôs, entre os quais diversos inspirados em si e no avô Arduino Colasanti. “Sou aquela avó que trabalha, dá presentes para os netos, a vovó poderosa, mas também a vovó frágil, que precisa de amor, a vovó de cabelos em coque fazendo tricô e a vovó ousada”, derrete-se.
Outra marca do livro são as ilustrações, todas desenhadas em lápis de cor e nanquim pela própria Ana Miranda. Segundo ela, o desenho é um hábito tão antigo quanto a escrita, ainda que bem menos secreto. “Eu desenhava na presença de pessoas, mas não consigo escrever na presença de pessoas”, rememora, dizendo ter uns mil desenhos guardados. Para ela, o desenho é prazeroso, leve e lúdico – ainda que o prazer da escrita seja ainda maior.
Se toda fábula tem sua moral da estória, Ana Miranda encaixou um ensinamento ao final de Cartas da vovó e do vovô. Lembrando que, por mais jovens que sejam, os avós são pais de duas gerações, a autora defende os idosos – ou “idadosos”, ou mesmo velhinhos, como Ana prefere. E, além da defesa dos vovôs em situação difícil, a autora deixa como legado para os filhos da terceira geração a Declaração dos Direitos dos Idosos, impresso em várias cores nas últimas páginas do livro. Afinal, “Se os avós, os idosos têm tanto para nos dar, eles também têm seus direitos”.

 

SERVIÇO

 

Lançamento de Carta da Vovó e do Vovô

Quando: amanhã, às 18 horas
Onde: Livraria Cultura (avenida Dom Luís, 1010 – Aldeota)

Preço do livro: R$ 35
Outras info.: (85) 3224 9780

 

Saiba mais

 

Com mais de 20 obras publicadas na carreira, entre romances, novela, livro de contos, poemas, diário de sonhos e antologia, Ana Miranda já possui 23 anos de “carreira oficial” – em 1989 foi publicado o romance Boca do Inferno, escrito dez anos antes. A primeira obra lançada, porém, foi o livro de poesias Anjos e Demônios em 1978.
Entre as outras obras lançadas, estão Dias & Dias, vencedor do Prêmio Jabuti de Romance em 2003, e Yuxin, alma (2009). Para crianças e adolescentes, Ana Miranda já publicou títulos como Flor do Serrado: Brasília (2004), Lig e o gato de rabo complicado (2005), Mig, o descobridor (2006), Tomie, cerejeiras na noite (2006), e Carta do tesouro (2010).
Ana Miranda diz pretender terminar seu próximo romance até fevereiro de 2013. “Os trabalhos vão entrando, eu vou me comprometendo, e como não tenho prazos para entregar o romances, vou adiando. Só mesmo a paixão pode levar um romance até o final”.

Jornal O Povo LITERATURA 21/09/2012

 

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

#XIIBienalInternacionaldoLivrodoCeará , penúltimo dia de uma jornada literária diversificada e inesquecível.

Bel , a princesa nordestina foi lançado na #XIIBienalIntetnacionaldoLivrodoCeara pela editora Armazém da Cultura... fb.me/1i3XnjGKW

Gilmar de Carvalho , João Silvério Trevisam e Lira Neto falam da obra de Parabélum, última edição publicada pela... fb.me/xsZ9SRoO

#Parabélum de #GilmardeCarvalho é tema de mesa na #C#XIIBienalIntetnacionaldoLivrodoCeara com Participação de... fb.me/23yBhY0xz

Hoje na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, Armazém da Cultura lança Cidades de autoria de Joaquim Cartaxo fb.me/1tA5iWeHL

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865