Continue reading " />

Brasil assume a presidência do Mercosul Cultural

O Brasil assumirá a presidência Pro-Tempore do Mercosul no segundo semestre deste ano, período em que exercerá a função de porta-voz do órgão, buscando contribuir nos planos econômico, comercial, social e político para a implementação das metas de integração regional traçadas pelo Tratado de Assunção, por meio do qual foi fundado o bloco Mercosul, em 1991.

Isso será oficializado hoje (25), na 33ª Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, na Argentina. O encontro reunirá Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Colômbia e Venezuela. Entre os temas a serem tratados nesta reunião estão a implementação do Selo Mercosul Cultural, que prevê a circulação e comercialização de obras de arte.

Presidência Pro-Tempore
É a Presidência do Conselho do Mercado Comum, órgão decisório do bloco, exercido por rotação dos Estados-Partes, e em ordem alfabética, por períodos de seis meses. Dentre outras funções, cabe ao país que ocupa a presidência Pro-Tempore determinar, em coordenação com as demais delegações, a agenda dos encontros e organizar as reuniões dos órgãos do Mercosul. Os encontros do Mercosul Cultural fazem parte do esforço dos países que formam do bloco de encontrarem novos pontos de convergência, que conduzam à consolidação da integração cultural dos países da região.

Fonte: Publishnews

Nossa Loja Virtual