Continue reading " />

Biblioteca pública de Berlim devolve a judeus livros roubados por nazistas

Embora seu valor econômico não seja importante, os livros devolvidos simbolizam o compromisso de localizar sistematicamente os inúmeros objetos culturais roubados pelos nazistas
A biblioteca pública de Berlim devolveu nesta quarta-feira 13 livros roubados pelos nazistas à comunidade judaica, como parte dos esforços do governo alemão de restituir os tesouros culturais saqueados.

“Os 13 livros devolvidos hoje preservam a memória da comunidade judaica berlinense, que foi dizimada e cujos membros foram assassinados ou expulsos”, disse o ministro alemão da Cultura, Bernd Neumann.

Os livros devolvidos na cerimônia, realizada no centro cultural da Nova Sinagoga de Berlim, incluem romances dos séculos XIX e XX, livros de história, coleções de poesia, guias de viagem e jornais.

As páginas amareladas mostram selos meio borrados, nos quais é possível ler, por exemplo, “Sala judaica de leitura” ou “Escola berlinense de homens da comunidade judaica”.

Muitos dos selos ficaram cobertos por mais de seis décadas por outros de instituições públicas alemãs.

Embora seu valor econômico não seja importante, os livros devolvidos simbolizam o compromisso de localizar sistematicamente os inúmeros objetos culturais roubados pelos nazistas, disse a chefe da comunidade judaica de Berlim, Lala Suesskind.

A biblioteca disse que ainda é preciso investigar a origem de cerca de 200 mil de seus volumes.

Nos últimos dez anos foram investigados cerca de 25 mil livros, dos quais 5.100 são considerados roubados provavelmente pelos nazistas, que saquearam casas da comunidade judaica, lojas, sinagogas, escolas e centros comunitários.

Os livros que não foram queimados nem perdidos muitas vezes pararam nas bibliotecas alemãs.

Mais de 100 livros já foram devolvidos aos seus proprietários legítimos, mas a biblioteca de Berlim calcula que serão necessários outros dez anos para completar o trabalho de investigação.

Fonte: Jornal O Povo

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Documentário brasileiro sobre educação é o melhor do ano em premiação em LA fb.me/B3pKUqIb

Fernando Pessoa define filosofia em apenas uma linha: “é a lucidez do intelectual chegando à loucura”.

Palavra de quem é do ramo! twitter.com/bruno_balaco/s…

2018 - Copa do Mundo , recomendado pelo El Pais , que tal ler a História de todas as Copas do Mundo em livro... fb.me/2rV7EIhbR

Dia 2/11, às 16h no @ParquedoCoco , lançamento de livro no Centro de Referência Ambiental da Padre Antônio Tomás . pic.twitter.com/SW2KE7khXj

Twitter Media

#CEARÁSPORTINGCLUBE Últimos exemplares ainda disponíveis à venda no site! fb.me/8atBIWxxo

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865