Continue reading " />

Armazém da Cultura participa do Saberes e Sabores no carnaval de Guaramiranga

 

A temporada de Carnaval em Guaramiranga será mais cultural e saborosa do que nunca! Destino turístico já famoso em todo o país por conta do tradicional Festival Jazz & Blues, que sedia nessa época do ano desde 2000, a cidade serrana acolhe este ano, no mesmo período, um dos eventos mais prazerosos para quem tem sede de saberes e fome de sabores. É o Saberes & Sabores –  Festival de Literatura e Gastronomia.

O Saberes & Sabores se difere de outros eventos no Ceará, por apresentar uma programação toda especial voltada para a cultura popular. Os princípios que regem o Festival primam pelo desenvolvimento sustentável da região, através da valorização do que melhor pode-se extrair dela, sem agredir nem alterar seu percurso. Arte, natureza e negócios integrados em harmonia e em prol da comunidade.

 Saberes & Sabores – 4ª edição

Em sua quarta edição, o Saberes & Sabores acontece de 27 de fevereiro a 03 de março, em parceria com o Festival Jazz & Blues, que será de 01 a 04 de março, levando aos amantes da boa música o prazer da boa literatura e a delícia da boa gastronomia, proporcionando ao público que foge das folias tradicionais, uma programação diversificada durante o dia, com oficinas, bate-papos com escritores cearenses e lançamentos de livros, contação de histórias e espetáculos para crianças, cortejos e shows musicais. A programação acontecerá no Hotel Escola de Guaramiranga (oficinas e bate-papos), na Cidade Jazz & Blues (shows e espetáculo infantil) e haverá também atividades para alunos e professores na Escola Municipal Prof. Júlio Holanda e no Restaurante Basílico.

 

Na área de literatura e música, participam do Saberes & Sabores este ano: Ana Miranda, Flávio Paiva, Oswald Barroso e Arlene Holanda em bate-papos, palestras e lançamentos de livros; Marcos Lessa, Big Band Unifor e Camerata do IFCE em apresentações musicais; Marcelino Câmara, com o espetáculo infantil “Amanhã é Domingo”; e Geraldo Amâncio e a dupla de violeiros Moacir Laurentino e Zé Eufrásio em aula de cantoria.

 

A Gastronomia estará presente em 06 oficinas práticas, com duração de duas horas/aula cada, onde serão compartilhadas com os participantes três receitas distintas de pratos regionais típicos da culinária regional. Serão realizadas em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), que fortaleceu esta edição do evento, ministrando e certificando as oficinas. Voltadas a moradores de Guaramiranga e visitantes, as oficinas de gastronomia acontecerão no Hotel Escola de Guaramiranga, de 01 a 03 de março, às 10h e às 14h. O acesso é gratuito e a capacidade é de 20 participantes por oficina.

O 4° Saberes & Sabores – Festival de Literatura e Gastronomia é uma realização do Grupo Serra da Paixão, numa coprodução da Via de Comunicação e Cultura. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura / Lei Estadual de Incentivo à Cultura, COELCE e Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Parcerias: Festival Jazz & Blues, Hotel Escola de Guaramiranga/IFCE e Armazém da Cultura.

 

SERVIÇO

SABERES & SABORES – FESTIVAL DE LITERATURA E GASTRONOMIA – De 27 de fevereiro a 03 de março de 2014 em Guaramiranga – Ceará. Informações: (85) 8902.8889. GRATUITO.

 

PROGRAMAÇÃO

 

QUINTA FEIRA – 27/02

 

Escola Municipal Prof. Júlio Holanda:

10h – Palestra para alunos da rede pública municipal: O papel da arte e da literatura na formação para a cidadania. Como explorar de forma eficaz obras literárias e artísticas para proporcionar aos jovens o conhecimento sobre a cultura brasileira e suas diversidades, reforçando identidades e estimulando a ética, a autonomia, o respeito às diferenças e outros valores socialmente desejáveis. Palestrante: Arlene Holanda

14h – Palestras para professores da rede pública municipal: Ler por prazer: um desafio para pais e educadores. Uma discussão sobre as dificuldades encontradas para a criação do hábito da leitura em crianças e adolescentes, bem como sobre estratégias que possam estimular a leitura espontânea, tanto em sala de aula como no ambiente família. Palestrante: Arlene Holanda

 

SEXTA FEIRA – 28/02

 

Cidade Jazz & Blues:

20h – Projeto Música é para a Vida – Parceria com o Festival Jazz & Blues:

Show BIG BAND UNIFOR

Show MARCOS LESSA

 

SÁBADO – 01/03

 

Hotel Escola – IFCE:

10h – Oficina de Gastronomia

14h – Oficina de Gastronomia

15h – Bate-papo com ANA MIRANDA / Lançamento de Livro: “O Peso da Luz – Einstein no Ceará”

Da Praça do Teatro Rachel de Queiroz para a Cidade Jazz & Blues:

16h – Cortejo com Grupos Populares

Restaurante Basílico:

17h – Apresentação da CAMERATA DO IFCE

 

DOMINGO – 02/03

 

Cidade Jazz & Blues: 

9h – Espetáculo Infantil: AMANHÃ É DOMINGO com MARCELINO CÂMARA

Hotel Escola – IFCE:

10h – Oficina de Gastronomia

14h – Oficina de Gastronomia

15h – Aula em Cantoria com GERALDO AMÂNCIO e a dupla de violeiros MOACIR LAURENTINO E ZÉ EUFRÁSIO

Bate-papo com FLÁVIO PAIVA / Lançamento dos Livros: “Se Você Fosse um Saci” e “Brincadeira de Sol e Mar” (Homenagem ao Capitão Rapadura)

 

SEGUNDA – 03/03

 

Cidade Jazz & Blues:

9h – Espetáculo Infantil: AMANHÃ É DOMINGO com Marcelino Câmara

Hotel Escola – IFCE:

10h – Oficina de Gastronomia

14h – Oficina de Gastronomia

15h – Bate-papo com OSWALD BARROSO / Lançamento do Livro: Teatro Como Encantamento, Bois e Reisados de Caretas

Da Praça do Teatro Rachel de Queiroz para a Cidade Jazz & Blues:

16h – Cortejo com Grupos Populares

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Tel: (85) 3252.5401 / 9989.5876/ 9989.3913

degage@degage.com.br / www.degage.com.br

t: @degage_imprensa / f: degageassessoria 

 

19.02.2014

 

 

 

 

Nossa Loja Virtual