Continue reading " />

Alfabetização no 2º ano do fundamental no Ceará sobe 43%

A alfabetização de estudantes do segundo ano do ensino fundamental no Ceará apresentou crescimento de 43,7% no período de 2007 a 2010. Os dados da avaliação de cerca de 125 mil alunos do segundo ano foram divulgados pela secretaria estadual de educação, durante solenidade realizada nesta quarta-feira, 25, em Fortaleza.

Presente ao evento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o Ceará, por suas iniciativas, é modelo de educação no país. O município de Sobral, disse, está no 55º lugar no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) do país e foi a única cidade da região Nordeste entre as 100 com as maiores notas no Ideb em 2009.

Avaliação – Para conhecer e acompanhar o processo de alfabetização de suas crianças, a secretaria de educação do Ceará implantou em 2007 o sistema permanente de avaliação da educação básica (Spaece-Alfa). Naquele ano, a média obtida pelos alunos do segundo ano do ensino fundamental foi de 118,9; em 2010, a média alcançou 162,6, o que representa crescimento de 43,7% em quatro anos. Isso significa que 71% dos estudantes avaliados em 2010 foram alfabetizados, contra 40% de 2007.

No Spaece-Alfa de 2010, 76,7% dos municípios cearenses alcançaram média de proficiência no nível desejável e 22,8%, nível suficiente. O sistema de avaliação do estado tem cinco níveis – não alfabetizado, alfabetização incompleta, intermediário, desejável e suficiente.

Para acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos até o quinto ano do ensino fundamental, a secretaria lançou nesta quarta-feira, 25, um programa que compreende uma série de ações – entre elas, formação de professores, orientação curricular e ampliação do programa de livros didáticos e de literatura infantil.

Fonte: MEC

Nossa Loja Virtual