Continue reading " />

Afresco de Da Vinci pode ter sido reencontrado

 

A imagem mostra a ação da sonda colocada na parede que pode esconder um afresco de Leonardo da Vinci Foto: AFP

A imagem mostra a ação da sonda colocada na parede que pode esconder um  afresco de Leonardo da Vinci

FLORENÇA, Itália – Cientistas e pesquisadores da área de artes afirmaram  nesta segunda-feira que um afresco do mestre renascentista Leonardo da Vinci  perdido há cinco séculos talvez ainda exista por trás de uma parede da  prefeitura de Florença, na Itália.

 

O responsável pela descoberta é um projeto de alta tecnologia que usa  minúsculas sondas de vídeo. “Com historiadores da arte e cientistas combinando  evidência histórica e tecnologia, essa equipe de pesquisa solucionou um mistério  de mais de 500 anos”, afirmou Terry Garcia, vice-presidente da National  Geographic Society, dos Estados Unidos, que financiou a pesquisa.

 

O projeto para encontrar o que ficou conhecido como o “Leonardo Perdido” é  polêmico, em parte porque os pesquisadores tiveram de abrir diversos orifícios  em uma obra existente e porque nem todos concordam que o afresco de Leonardo  ainda esteja ali.

 

No início do século 16, os líderes de Florença encomendaram a Leonardo, então  no auge da carreira, um enorme afresco celebrando a vitória da República de  Florença sobre a milanesa em uma batalha ocorrida nas planícies de Anghiari em  29 de junho de 1440. Leonardo, que considerava a guerra uma “loucura bestial”,  retratou um grupo de cavalos e cavaleiros em uma luta furiosa.

 

Fonte Reuters

Nossa Loja Virtual