Continue reading " />

17 de janeiro – Dia do Ceará

A primeira capital do estado, Aquiraz, foi palco na manhã desta segunda-feira, 17, de abertura da programação dos 212 anos de emancipação política do Ceará. Na abertura, o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, fez um breve resgate histórico do momento que culminou com a autonomia política e econômica do estado.

A solenidade que contou com a presença do prefeito do município, Edson Sá, e outras autoridades municipais, foi seguida de uma caminhada pelo sítio histórico da cidade, onde o secretário de Cultura fez a abertura da exposição “Caminhos da Serigrafia”, do artista plástico Zé Tarcísio,  e visitou a  exposição “Retratos de Família do Aquiraz”.

No Museu Sacro São José de  Ribamar, o secretário recebeu do “Grupo de Defensores da Cultura do Ceará” um documento com observações sobre o setor de museus, arquivos e bibliotecas do Ceará. “Essa é uma radiografia que o nosso grupo fez deste setor e que queremos debater junto com o governo do Estado”, justificou o historiador Aterlane Martins. Ao final da manhã, todos foram recepcionados para um café do sertão no Mercado das Artes, antigo mercado das carnes.
A programação do Dia do Ceará inclui ainda em Aquiraz apresentação da dupla Italo e Renno, na Praça da Matriz, a partir das 17h.

Confira programação em Fortaleza

Palestra: A História do Ceará na Música Brasileira – 1902 a 1964
Palestrante: Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)
Local: Museu da Imagem e do Som do Ceará – MIS
Horário: 15h

Expo Relâmpago: Com o Ceará no Coração
Local: Sobrado Dr. José Lourenço
Horário: das 9h às 19h

Apresentação da Camerata Eleazar de Carvalho
Local: Theatro José de Alencar
Horário: 18h

Fonte: Secult

Nossa Loja Virtual