Continue reading " />

‘Biblioteca do futuro’ operada por robôs é aberta em Chicago

Veja o vídeo

Você entra na Sala de Leitura da biblioteca Joe e Rika Mansueto, com seus quase 3.000 metros quadrados, admira a cúpula curvada feita de vidro. Passando pelo balcão, olha para o mobiliário elegante e pensa: Onde afinal estão todos os livros? A resposta pode lhe surpreender: nos computadores e no subsolo.

Não consegue chegar à prateleira de cima? Este guindaste robótico ficará feliz em te ajudar

A biblioteca Mansueto foi aberta recentemente para os professores e alunos da Universidade de Chicago. É um conceito original A construção da biblioteca prioriza a forma como a pesquisa é feita hoje em dia: online. No caso de um artigo de jornal ou revista não estar disponível on-line ou um livro não foi escaneado devido às limitações de direitos autorais, por exemplo, o aluno pode solicitar o livro pelo computador. O  sistema de recuperação e armazenamento entrega o que foi requisitado no balcão de atendimento , geralmente em cinco minutos (tempo que leva para o aluno a caminhar até lá).

Essa “biblioteca do futuro” custou 81 milhões de dólares A Universidade alega que o alto custo inicial da obra é justificada pela redução dos custos operacionais ao longo dos próximos 25 anos. A temperatura do refrigerador e do espaço limitado na câmara de armazenamento significa que menos energia é necessária para manter os livros nas condições ideais de conservação. Além disso, os livros físicos vão sofrer menos desgaste por serem manuseados apenas por robôs semelhantes aos usados nas fábricas de automóveis.

O tipo de armazenamento e a tecnologia investida em Manseuto aponta qual pode ser o futuro das bibliotecas. É evidente que a Universidade de Chicago acredita que os dias de livros impressos estão contados. Esforços, como o que o Google Books fez acabará levando o “livrosauro” à extinção. O Manseuto terá um laboratório próprio de digitalização para ampliar seus recursos digitais.

Onde estão os livros? A biblioteca Mansueto da Universidade de Chicago mantém seu acervo de 3,5 milhões de livros no subsolo.

A biblioteca na parte de trás tem 4,4 milhões de livros, um na frente tem 3,5 milhões.

Fonte: Blog Livros e pessoas

Nossa Loja Virtual

As últimas do Twitter:

Documentário brasileiro sobre educação é o melhor do ano em premiação em LA fb.me/B3pKUqIb

Fernando Pessoa define filosofia em apenas uma linha: “é a lucidez do intelectual chegando à loucura”.

Palavra de quem é do ramo! twitter.com/bruno_balaco/s…

2018 - Copa do Mundo , recomendado pelo El Pais , que tal ler a História de todas as Copas do Mundo em livro... fb.me/2rV7EIhbR

Dia 2/11, às 16h no @ParquedoCoco , lançamento de livro no Centro de Referência Ambiental da Padre Antônio Tomás . pic.twitter.com/SW2KE7khXj

Twitter Media

#CEARÁSPORTINGCLUBE Últimos exemplares ainda disponíveis à venda no site! fb.me/8atBIWxxo

Links Sugeridos:

Livrômetro

58.620.865